Educadores de Sento-Sé participaram na última quarta-feira (23) do Seminário Territorial Saberes e Fazeres que aconteceu na cidade de Juazeiro, momento de encerramento da formação em 2022 e também da finalização do Plano de Formação Continuada Anos Finais 2019 - 2022. O evento promoveu o intercâmbio de relatos das transformações de práticas profissionais mobilizadas a partir das atividades do Plano Formação Continuada Territorial, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT).
Na oportunidade, o secretário de educação do município de Sento-Sé, Jeorge Ribeiro, participou da mesa de abertura do evento, e também de uma das Mesas Temáticas que teve como foco o diálogo sobre "A ação de colaboração como estratégia formativa", momento em que destacou a importância do regime de colaboração no desenvolvimento da educação.
"Essa é mais uma importante parceria da Prefeitura de Sento-Sé com o Governo do Estado, que veio para atender uma demanda antiga dos nossos educadores, que sentiam falta de formações continuadas voltadas para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Através de momentos como este construímos uma educação forte e de qualidade, que nos traz um amanhã sempre melhor". Pontuou Jeorge Ribeiro.
Também presente no evento a coordenadora pedagógica nas Escolas do Núcleo das comunidades de Junco e Brejo da Brasida, localizadas no interior de Sento-Sé, Maria Anatalícia Barros, falou sobre a importância da formação continuada. "Esse é um Trabalho importante que a gestão municipal de Sento-Sé nos oportuniza, pois nos proporciona um trabalho colaborativo que nos aproxima de outras experiências. Ainda bem que tivemos a oportunidade de participar, de compartilhar saberes e com nossos colegas de outras redes municipais e também estadual", declarou Maria Anatalícia.
Relatos de práticas profissionais-Complementando as apresentações das mesas, o seminário contou ainda com um momento de exposição onde pôsteres, banners, folders, painéis, dentre outros materiais, foram disponibilizados em um espaço do Grande Hotel de Juazeiro, local que sediou o evento. Sento-Sé apresentou banners: com imagens de momentos da construção e implementação do Documento Curricular Referencial Municipal (DCRM) e a estrutura metodológica da organização curricular; Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) com imagens das principais ferramentas do diagnóstico; material encadernado com as sistematizações de alguns DRP's construídos nas comunidades escolares, junto às comunidades e ainda a distribuição de exemplares de revista com práticas exitosas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Sento-Sé.
A exposição com caráter informativo, possibilitou a troca de saberes com a divulgação de processos criativos da rede/unidade escolar, construção de conhecimentos da comunidade educativa.
A educadora Giselda Carvalho faz parte da equipe técnica da SME e também participou do evento. Giselda integrou a equipe de educadores que apresentou a última Mesa Temática do Seminário abordando o tema "Narrativas de memórias de formação". Para ela, a formação representa um grande avanço no fazer educação em Sento-Sé. "Essa formação nos faz crescer, um crescimento que vai da equipe técnica até o professor que está na sala de aula. A formação nos proporciona uma somatória de experiências vividas e trocadas com os outros educadores. Participar deste seminário é uma forma de devolutiva, de mostrar para as pessoas tudo aquilo que aprendemos e de incentivá-las a buscar sempre as formações, porque ser educador é estar em constante formação", afirmou Giselda Carvalho.
Participaram do seminário equipes técnicas, diretores, coordenadores pedagógicos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, equipe que integra o NTE 10 e representantes de alguns municípios do NTE 5; além dos formadores das equipes técnicas, secretários municipais de educação, representações da Secretaria Estadual de Educação e do Instituto Anísio Teixeira.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.