O potencial criativo e protagonista dos estudantes da rede estadual de ensino – representado por 270 projetos – se consolida na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), encerrada na ultima quinta-feira (10), na Arena de Esportes, em Lauro de Freitas.
O evento foi promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), a feira contou com a participação de 1.500 jovens de 220 municípios dos 27 Núcleos Territoriais de Educação. Durante três dias, nos estandes montados no local, os alunos apresentaram trabalhos realizados em sala de aula, voltados à iniciação científica, aos esportes, à cultura e às artes, sob o tema central desta edição: “Pesquisa científica e projeto de vida – desafios da Educação Básica”.
Os alunos Victor Rafael e Ana Stéfane Cardoso da Silva do Colégio Estadual Misael Aguilar Silva, em Juazeiro, Bahia relataram suas experiências.
“A FECIBA nos proporcionou muita troca de informações e de ideias importantes para o bem social”, disse Victor. “O conhecimento científico aqui é valorizado através de projetos dos estudantes da rede pública e isso é muito significativo”, arrematou Acsa. Os dois são autores do projeto “HQ do meio ambiente”, que visa conscientizar as pessoas para a causa ambientalista através de histórias em quadrinhos.
A Coordenadora Pedagógica do colégio Estadual Misael Aguilar Silva- Cemas, Keren Priscila da Silva Nóbrega, avaliou que "estar presente na FECIBA significa valorização e reconhecimento.
"Nós que somos de uma escola de periferia. Significa, principalmente, valorização e reconhecimento. Valorização de um esforço coletivo que tornou possível trazer 7 projetos para a FECIBA. Reconhecimento de que a periferia produz cultura, tanto no sentido científico quanto no sentido artístico, produzindo conhecimento, crítica e esperança de um mundo mais justo e digno. Inclusive, estamos muito felizes por termos sido premiados com o 1º lugar na categoria Performance Científica/Teatro com a obra "Eu Manifesto!", com o 2º lugar na categoria Performance Científica/Artes Visuais com a obra "Tô de rango!" e com o 3º na categoria Relato de Experiência Docente com o projeto de orientação "Eu Manifesto!", coordenado por mim. Estar na FECIBA, por si só, já é extremamente gratificante. Voltar com prêmios é realizar sonhos coletivos, significa muito para toda a escola", disse a professora.
A relevância da FECIBA para a Educação da Bahia foi ressaltada pelo coodenador-executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Educação, Marcius Gomes. “Estamos, hoje, celebrando a Educação pública da Bahia e os investimentos do governador Rui Costa com relação à educação, priorizando as oportunidades para a juventude. A FECIBA nada mais é do que este compromisso do governo com uma série de projetos que conseguem trazer respostas importantes, como a universalização dos trabalhos, por meio do nosso Programa Ciência na Escola. Tivemos 270 projetos selecionados de mil inscritos. Temos uma rede mobilizada, que gera frutos nesta articulação e relação que envolvem educação integral”.
Entre os projetos voltados à valorização patrimonial e cultural, destaque para o trabalho protagonizado pelas estudantes Poliana Reis, 17 anos, e Jéssica Silva, ambas do 3º ano do Colégio Estadual de Casa Nova, no município de Casa Nova, Bahia. Intitulado “Valorização da Feira do Bode de Casa Nova, o projeto foi construído com o objetivo de valorizar a tradicional feira do município, considerado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como o maior produtor de caprinos e ovinos do país.
“Nosso projeto mostra a produção de caprinos e ovinos na nossa cidade como uma importante atividade social e econômica. Mas a Feira do Bode de Casa Nova ainda não possui as condições sanitárias, de infraestrurura e de segurança adequadas para uma boa comercialização dos animais. Estamos atentas ao projeto da Secretaria Municipal de Agricultura de modernização da feira”, destacam as alunas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.