O Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM) celebra mais uma conquista que promete transformar a história do perímetro de Maniçoba e da região. A parceria que envolve também a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) promete beneficiar os mais de 600 produtores rurais do perímetro.
A assinatura do contrato de financiamento de energia fotovoltaica realizada na última quinta-feira (27), no auditório do DIM, é um marco para se tornar o primeiro perímetro irrigado do país a produzir sua própria energia de maneira limpa, renovável e sustentável. O projeto aprovado que visa a implantação de uma usina fotovoltaica capaz de gerar 4,6 MW de energia, atenderá a demanda da estação de bombeamento principal do Distrito, reduzindo diretamente os custos de produção.
Esta ação pioneira trará benefícios ainda imensuráveis para os produtores da região. Com a redução dos custos com energia, haverá mais poder de investimento no perímetro, como destacaram os responsáveis pelo projeto durante a solenidade ocorrida ontem, que contou com a presença do presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Miled Cussa Filho, gerente executivo do DIM, Valter Matias, presidente do conselho administrativo do DIM, João Batista, entre outras autoridades regionais.
O financiamento adquirido junto ao BNB, através da linha de crédito FNE Sol, no valor de R$ 24,9 milhões custeará 100% do empreendimento e deverá ser pago nos próximos 12 anos, com 1 ano de carência. A expectativa é de que nos próximos 6 meses a usina fotovoltaica inicie a sua operação, inaugurando um novo tempo no perímetro de Maniçoba.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.