Exu, Pernambuco, a terra de Luiz Gonzaga, Rei do Baião e Barbara de Alencar, este ano festeja os 110 anos de nascimento do Rei do Baião. Nesta sexta-feira (28), a partir das 19hs, será reinaugurado o Projeto Asa Branca, na rua Coronel João Carlos. A sede recebeu uma nova infra estrutura.
O projeto Asa Branca ensina as crianças e adolescentes a tocar sanfona e é mantido pela Fundação Gonzagão, entidade criada em 2 de março de 2000 pelo então promotor de Justiça de Exu, Francisco Dirceu Barros, entre outros cidadãos. O objetivo do Projeto Asa Branca é prestar atendimento a crianças e adolescentes, especialmente as carentes, utilizando a arte e a poesia de Luiz Gonzaga para sua promoção social.
“Do ano 2000 até agora, mais de 800 crianças passaram pelo projeto, que inicialmente, além de música, oferecia oficinas de artesanato, dança e poesia. Algumas delas se destacam atualmente tocando sanfona e se apresentando em grupos regionais profissionalmente. O importante é incentivar as crianças a valorizar a cultura gonzagueana e a promover o município de Exu”, enfatiza, a vice presidente do Projeto Asa Branca, professora Aline Justino.
A vice presidente do Projeto Asa Branca ainda acrescenta que "é necessário doações e novos projetos, parceiros que possam também garantir a possibilidade do Projetor ganhar novos instrumentos para facilitar o aprendizado das alunas e alunos".
“O doutor Francisco era um apaixonado pela cultura gonzagueana, e foi dele a ideia da Fundação. O objetivo é prestar atendimento a crianças e adolescentes, especialmente as carentes, utilizando a arte e a poesia de Luiz Gonzaga para sua promoção social”, explica a professora aposentada Marina Santana, uma das fundadoras do Projeto Asa Branca e atual presidente.
No sopé da Fazenda Caiçara, Chapada do Araripe, Exu, Pernambuco, nasceu no dia 13 de dezembro de 1912 nasceu o cantador e sanfoneiro Luiz Gonzaga do Nascimento.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.