Celebrando 30 anos de existência através da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secult (Funceb/ SecultBA), o edital dos Salões de Artes Visuais da Bahia retorna após alguns em sua 64º edição. O certame selecionou 42 obras de artistas visuais em todos os macroterritórios da Bahia para compor a exposição coletiva, além de premiar 14 deles.
A exposição está aberta até 27 de novembro no Museu de Arte da Bahia, em Salvador. Entre os premiados está Sandra Silva, natural de Feira de Santana, artista circense e atriz-bailarina.
"Eu me senti extremamente feliz e honrada com este prêmio e com o reconhecimento de que a arte é múltipla, e que mesmo o circo também cabe dentro do museu. Eu sou uma artista circense e estava performando, fazendo arte corporal no museu. A arte é ampla, ela está em tudo. Eu ainda não tenho a real percepção desta premiação, do seu significado, é a primeira vez que sou contemplada por um prêmio dessa categoria, contudo, reafirmo: eu fico imensamente feliz", conta Sandra.
A artista apresentou sua obra contemplada no edital, a "Performance: Voar", durante o lançamento da exposição no museu. Pela primeira vez, o edital incluiu cotas raciais (pretos e pardos), cota indígena, indutor de gênero para mulheres e pessoas transgênero, além de vagas destinadas a pessoas com deficiência física, que é o caso de Sandra.
Sandra foi diagnosticada com poliomielite aos sete meses de idade, devido à falta de acesso à vacina. A artista se consagra como atriz-bailarina e circense desde 2014, e vê na arte o escapismo para situações desagradáveis na vida.
"Sou uma pessoa alegre na maior parte do tempo, e quando me sinto triste, um tanto sobrecarregada com os acúmulos da vida, das situações ruins que nos cercam, meu corpo pesa, mas eu me levanto e sigo com esse peso. O artista tem um tanto disso, de levar leveza e alegria para as pessoas, mesmo na adversidade. E isso me movimenta", conclui a artista.
Sandra é especialista em aparelhos aéreos, como o trapézio e parada de mão. Não à toa o nome da sua apresentação premiada é "Voar".
"Trata-se de uma performance circense com habilidades técnicas acrobáticas, executada dentro das possibilidades que este corpo permite fazer. Realizada com leveza, graciosidade e alegria, te convido a acreditar que seus sonhos podem ser possíveis dentro das suas possibilidades", conta. "Essa arte possibilita diferentes formas de voar, um estado de espírito e um sentimento de liberdade que trilha o caminho da perseverança, do foco e da sensibilidade", finaliza.
Serviço: Salões de Artes Visuais da Bahia - exposição coletiva
Visitação: terça a sexta-feira, das 13h às 18h | finais de semana
das 13h às 17h, até 27 de novembro de 2022
Onde: Museu de Arte da Bahia (MAB), Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória, Salvador - BA
O que: Obra "Performer: Voar" da artista baiana Sandra Silva
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.