O CETEP-SSF, Juazeiro, Bahia-(Centro Territorial de Ensino Profissional do Sertão do São Francisco), Antiga Escola Agrotécnica, através da disciplina Saúde do Trabalhador, da III Segurança do Trabalho realizaou uma palestra sobre a importância da Campanha do Outubro Rosa.
A professora, Engenheira Agrônoma, Janine Souza da Cruz, especialista em Segurança do Trabalho, coordenou a ação que teve a participação de Mara Cristina Ramos e Maria Cremilda Ramos e Carmenlucia Cristina Mendes do Santos. Carmenlucia é paciente e voluntária do Hospital do Amor (Instituto Ivete Sangalo há 9 anos, chefe de cozinha na maternidade municipal.
Atualmente, o diagnóstico, o tratamento local e o tratamento sistêmico para o câncer de mama estão sendo aprimorados de forma rápida, em razão de um melhor conhecimento da história natural da doença e das características moleculares dos tumores. Nesse cenário, o planejamento de estratégias de controle do câncer de mama por meio da detecção precoce é fundamental. Quanto mais cedo um tumor invasivo é detectado e o tratamento é iniciado, maior a probabilidade de cura. Por esse motivo, várias ações vêm sendo implementadas para diagnosticar o câncer nos estágios iniciais.
Embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer de mama pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença. Um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado se for descoberto logo no início. No entanto, muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre a doença, para que ela deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.