Mulheres que são atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento a Mulher (CIAM) em Juazeiro participaram nesta sexta-feira (30) de uma palestra sobre saúde mental. O evento encerra a programação do Setembro Amarelo no município, mês em alusão à prevenção do suicídio.
A palestra foi conduzida pela psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), Mônica Cruz. "A palestra teve a finalidade de ampliar as informações em relação ao serviço, fortalecer a rede de saúde mental, esclarecer em relação ao tratamento de saúde mental em Juazeiro, observando os fluxos e as devidas competências de cada serviço", destacou a psicóloga, Mônica Cruz.
Apesar dos serviços de saúde mental estarem direcionados para quem precisa de tratamento, é importante pensar na perspectiva da prevenção. "A proposta foi uma articulação entre o CIAM e o Ambulatório de Saúde Mental dentro das ações do Setembro Amarelo. A ideia do Ambulatório foi realizar as intervenções em vários espaços com o intuito de falar sobre a temática do suicídio e este grupo atendido pelo CIAM é muito vulnerável para estas questões abordadas no Setembro Amarelo", destacou a diretora de Saúde Mental, Ana Ires Almeida.
"Aprendi muito com esta palestra e me senti chamada pela situação que passo de muita pressão psicológica. Além de passar pela psicóloga, me senti chamada para participar dos atendimentos do Caps", destacou uma mulher atendida no CIAM.
O Ambulatório de Saúde Mental em Juazeiro funciona na Rua Antônio Pedro, 436, Centro. Os pacientes são encaminhados pelos Caps e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.