A parceria exitosa com a imprensa baiana foi destacada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, durante a live de abertura do programa “A Mídia e as Eleições” realizada na página oficial do Órgão no Instagram.
Em entrevista à jornalista Carla Bittencourt, da Assessoria de Comunicação do TRE-BA, o presidente do Regional afirmou que “a imprensa é fundamental para o Estado Democrático de Direito e uma parceira na divulgação dos serviços da Justiça Eleitoral”.
Durante a conversa, o presidente recordou a atuação da imprensa baiana na cobertura das ações desenvolvidas pelo TRE-BA para o fechamento do cadastro eleitoral, de modo a garantir a todos os cidadãos e cidadãs a possibilidade de fazer o alistamento eleitoral ou regularizar a situação cadastral. “Nada melhor do que ter um parceiro como toda a imprensa do Estado da Bahia, que levou para a casa dos cidadãos, de todos os rincões as informações e boas práticas implementadas pelo Regional Eleitoral”, declarou Roberto Maynard Frank.
Entre as ações implementadas para facilitar o atendimento ao eleitorado estão a criação do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), a parceria com a Meta para disponibilizar serviços da Justiça Eleitoral via chatbot no WhatsApp, através do número (71) 3373-7000, além do projeto “TRE em Todo Lugar”, composto por três caminhões que foram plotados em uma parceria com Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), para atender a população sem acesso à internet no estado. Essas ações, destacou o desembargador, foram percebidas após o fechamento do cadastro eleitoral, com elevação de cerca de um milhão de eleitores no estado, que passou de 10 milhões para mais de 11 milhões de eleitores aptos.
Sobre as urnas eletrônicas, Roberto Maynard Frank afirmou que o equipamento é o “xodó” da Justiça Eleitoral e de todo brasileiro. “Vamos realizar a maior eleição da história do país. São mais de 150 milhões de eleitores, sendo mais de 11 milhões na Bahia - o quarto maior colégio eleitoral do Brasil. Sem a participação da urna eletrônica, não teríamos, em um país de porte continental, como realizar, do Oiapoque ao Chuí, uma eleição célere, segura e auditável”, frisou o presidente do Regional.
O presidente do Eleitoral baiano comentou ainda sobre as auditorias previstas para os equipamentos que serão utilizados no estado. Este ano, destacou o desembargador, a Justiça Eleitoral ampliou de cinco para 33 o número de urnas auditáveis. O presidente do Regional anunciou que, durante o Teste de Integridade das urnas eletrônicas, o Tribunal contará com 130 servidores cedidos pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Os trabalhos contarão ainda com o acompanhamento de militares, do Tribunal de Contas da União (TCU), e do Grupamento de Aviação da Bahia.
Durante a live, o presidente reforçou a importância de investir em iniciativas educativas para enfrentar a desinformação. A mais importante, conforme o desembargador, é a parceria com o WhatsApp, por disponibilizar no chatbot um menu que remete para o site Fato ou Boato, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Esse é o acesso mais facilitado do eleitorado da Bahia ao serviço de checagem de informação”, salientou.
O desembargador lembrou também dos 90 anos da Justiça Eleitoral, completados neste ano, e da parceria dos mais de 140 mil mesários que deverão atuar nos mais de 9 mil locais de votação da Bahia. “Uma estrutura complexa e grandiosa”, destacou. Em sua mensagem final, Roberto Maynard Frank fez uma convocação para o eleitor e eleitora baiana para que participem da grande festa da democracia, comparecendo às urnas no próximo dia 2 de outubro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.