O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) prossegue nesta quinta, 15, ações voltadas para a cidadania, através de campanhas esclarecedoras e motivadoras sobre o processo de votação, com objetivo de incentivar o comparecimento às urnas nas Eleições Gerais de 2022, que ocorrerão no próximo dia 2 de outubro.
“Bora Votar!” passará pelas instituições de ensino Francisco Leite (Águas Claras) e Lélis Piedade (Brotas), respectivamente. Os encontros estão agendados para acontecer às 19 horas. A mesma ação já foi realizada na Escola Municipal Governador Roberto Santos no bairro do Cabula, no dia de 31 de agosto.
A campanha, organizada pela Secretaria de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL), com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral do Regional baiano (EJE-BA), adota a seguinte metodologia: explanação dialogada ministrada por um servidor (a) do TRE-BA sobre a importância da participação no processo democrático, com a projeção de vídeos e slides, seguida da votação simulada na urna eletrônica (novo modelo), utilizando o treinamento do eleitor, aplicativo elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além dos estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), as ações também estão abertas a moradores das comunidades dos bairros envolvidos.
A seleção das unidades escolares tomou por base bairros com elevado índice de eleitores faltosos (Águas Claras, Brotas e Cabula), conforme foi constatado em uma mineração de dados feita no cadastro de eleitores da cidade de Salvador.
O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - LIODS - JEBA é responsável pela Meta Nacional 9 (2022), que foi traçada de acordo com competência estabelecida pela Resolução CNJ nº 395 de 2021. A Ação 1 da referida Meta será alcançada com a promoção das três atividades referidas, cujo objetivo é realizar ações que visem à difusão da cultura da inovação em suas diversas dimensões e nas interações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU no âmbito do Poder Judiciário.
Segundo o Secretário de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL), Victor Mesquita, "com os dados colhidos na mineração, as ações de cidadania, seguindo o plano de ação traçado, estão sendo direcionadas para alcançar eleitores faltosos a fim de motivá-los a participar novamente do processo de votação e assim fortalecer a democracia."
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.