Dezenas de empresários do ramo da gastronomia, bebidas e derivados de Juazeiro e região, inscritos na 2ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro, participaram, na última segunda-feira (5), no restaurante Alpendre (Parque Lagoa da Calu), da oficina de capacitação com o tema “Conteúdo Digital para Negócios da Gastronomia”.
O objetivo da oficina foi mostrar, na prática, como melhorar fotos e vídeos para potencializar a presença digital das empresas no mercado. O conteúdo foi apresentado pela fotógrafa de gastronomia Paula Theotônio, especialista em marketing para negócios de gastronomia e sommelier que, além de exercícios teóricos, promoveu atividades práticas entre os participantes.
Paula fez uma avaliação positiva do encontro e reconhece que os participantes adquiriram conhecimento para aplicar nos seus negócios. “Lógico que não dá para, em duas horas, formar um videomaker ou um fotógrafo profissional, mas eu quis mostrar que exercitando e praticando a fotografia, qualquer um consegue perceber o que pode valorizar a fotografia gastronômica”, explicou.
Durante a capacitação, a especialista deu dicas de cuidados básicos que o fotógrafo iniciante deve ter ao fotografar um prato ou drink. “Primeiro, colocar o produto sempre em evidência e nunca esquecer que comida é sempre o contexto na foto. Tecnicamente, se estiver usando celular, verificar se a lente está limpa, evitar usar flash e colocar o prato com a luz que favoreça a comida. Importante que essa foto conte uma historinha, seja mostrar o recheio da comida ou como o drink é refrescante, e até mesmo mostrar como seu espaço é agradável. São pequenas histórias que, juntas, envolvem o cliente e criam uma atmosfera agradável que o fazem querer comprar. E, tanto a foto, quanto o vídeo de gastronomia são essenciais para contar essas histórias”, complementou.
Para Robert Mike, proprietário da Hamburgueria Porão, vencedor da categoria lanches na primeira edição do Festival Sabores de Juazeiro, as redes sociais continuam sendo um campo fértil de atuação e ele busca, a cada oportunidade, se especializar.
“A oficina trouxe dicas importantes de como apresentar o produto de forma a despertar mais o desejo do cliente. Em especial, a oportunidade de, com a orientação de um profissional da área, produzir fotos e vídeos de pratos para publicar no Instagram e compartilhar com o nosso público”, enfatizou.
Na opinião de Cesar Gazzinelli, gestor de projetos do Sebrae e coordenador da oficina, “no mundo atual, a comunicação digital toma uma grande importância nos negócios e não seria diferente com a gastronomia. A imagem do seu restaurante, bar ou simplesmente do prato da comida que é comercializada deve gerar desejo de consumo. E esta foi a principal mensagem que tivemos na oficina”.
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