A Justiça Eleitoral baiana lançou a campanha "#EuVouVotar". Produzida pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a campanha é uma iniciativa do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) e tem como objetivo incentivar a participação política de eleitores, por meio do voto, e contribuir para diminuição no número de abstenções no pleito de 2 de outubro.
A campanha, composta por vídeo, mostra um diálogo entre mãe e filho, que conversam sobre a importância do voto. No bate-papo, os personagens também refletem sobre o índice de abstenção das últimas eleições, no Brasil, que foi de 23%. Na Bahia, nas Eleições de 2020, mais de 2 milhões de eleitores deixaram de comparecer às urnas no primeiro turno, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O vídeo contou com a participação de cidadãos que entendem a importância do voto e abraçaram a campanha, enviando fotos pelas mídias sociais do TRE-BA, segurando um cartaz com a hashtag #EuVouVotar.
"Durante o planejamento e a fase de elaboração do vídeo, criamos recursos para estar ainda mais próximos da sociedade e mostrar aos baianos que todo voto importa. Na concepção do projeto, a ideia era que a campanha fosse protagonizada por pessoas comuns, mas que tivessem a capacidade de influenciar positivamente o seu núcleo de convivência para a importância do voto. Professores, estudantes, servidores públicos, engenheiros, empreendedores, jornalistas e influenciadores digitais abraçaram o convite e mandaram fotos para o núcleo de mídias sociais do TRE-BA segurando um cartaz afirmando que participará do pleito. Para nós é motivo de celebração”, disse a responsável pela produção da campanha, a Assessora de Comunicação Social e de Cerimonial Daniele de Jesus.
A campanha será veiculada nas redes sociais da Justiça Eleitoral baiana (Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e TikTok).
A Bahia tem mais de 11 milhões de eleitores aptos a votar, em outubro deste ano, para escolher os novos representantes nos cargos de presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos. Essa determinação está prevista no artigo 14 ° da Constituição Federal.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.