Teve início, na quarta-feira (24), mais um treinamento teórico-prático sobre Reanimação Cardiopulmonar ofertado pelo Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (NEP/UPAE).
O treinamento é destinado aos profissionais de saúde, com abordagem das técnicas de suporte básico de vida para vítimas adultas. Neste momento, a iniciativa tem como público alvo os enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros da emergência, e traz como facilitadoras a enfermeira gerente da urgência e emergência, Anne Cavalcanti, as enfermeiras assistenciais Hilarine Novaes e Thalita Novaes, e a enfermeira gerente do NEP, Ângela Bastos.
"Estamos capacitando a equipe acerca das manobras de RCP, atuais diretrizes da reanimação cardiopulmonar, e a diferença de conduta e manejo da ressuscitação intrahospitalar e extrahospitalar. O treinamento é teórico-prático e conta com um manequim para RCP", esclarece Ângela.
"Falamos um pouco sobre o que é a ressuscitação pulmonar propriamente dita, fatores de risco para uma parada cardiopulmonar, principais causas, ritmos cardíacos chocáveis e não chocáveis e a realização da ressuscitação na prática em cenário realístico", complementa Thalita.
O treinamento levou em consideração a última atualização de 2020 dos protocolos da American Heart Association para RCP e abordou os cuidados no pré, intra e pós reanimação, levando o profissional a desenvolver na prática a sua capacidade de realizar procedimentos de suporte básico; e a entender o papel da equipe multiprofissional no processo de reanimação.
Com o objetivo de manter os profissionais sempre atualizados com relação às mudanças no protocolo, o NEP realiza, no mínimo, uma vez ao ano esse treinamento.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.