O Espaço Plural foi criado pela PROEX – Pró-Reitoria de Extensão no ano 2011 para ser um equipamento social que abrigasse os projetos de extensão, de desenvolvimento e de pesquisa voltados para as populações do campo e das periferias urbanas, mais do que isso, pudesse abrigar essas populações, quando da sua vinda para a universidade, aprender, ensinar e trocar experiências úteis para todas e todos.
Essa missão tem sido cumprida ao longo dos anos, à exceção de um curto período em que tendo assumido a gestão da PROEX, um grupo entendeu ser esse espaço desnecessário e pretendia entregá-los a políticos da região, cuja pretensão era abrigar um time de futebol local.
Para evitar essa catástrofe, o Espaço Plural e mais recentemente foi transformado em órgão suplementar pelo Conuni/Univasf, garantindo que a sua finalidade fosse mantida. No Espaço Plural funciona os seguintes projetos:
1. CRC – Centro de Recondicionamento de Computadores, que já inseriu na linguagem digital mais de 2800 jovens; montou laboratórios de informática em mais de 100 comunidades;
2. Horta Orgânica Comunitária para mulheres do entorno do Espaço Plural;
3. Sisteminha Integrado de Produção que é uma proposta de seguridade alimentar e combate à pobreza;
4. Cursos do PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária;
5. Curso de Mestrado em Extensão Rural;
6. Curso de Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial;
7. Biblioteca;
8. 01 auditório;
9. 05 salas de aula climatizadas;
10. Dormitórios temporários;
11. Cozinha semi-industrial;
12. Copa;
13. Brinquedoteca;
14. Barragem subterrânea;
15. Salas de apoio às atividades.
16. Laboratórios de informática;
17. DEDET – Núcleo de Desenvolvimento Territorial;
18. Núcleo de Economia Solidária;
19. Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica – Ensaio para a Vida
20. Curso de especialização como de Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido
21. EACC
22. Neafrar
23. Revista Extramuros.
No momento, o Espaço Plural está implantando um Sistema Agroflorestal denominado Francisco Roberto Caporal em área do Espaço plural, para que, além de ocupar a área vazia de mais de 1 hectare, sirva de laboratório vivo para a pós-graduação e as formações destinadas aos agricultores familiares, na perspectiva de estimular a agricultura com baixa emissão de carbono e recuperação de áreas degradadas. Para tanto, será promovido um evento, um ato político e pedagógico no dia 03 de setembro de 2022, que constará da seguinte programação:
1. 08h - Plantio de árvore por cada participante, com identificação para a posteridade da sua participação; A árvore deverá ser trazida por cada um. Sugerimos mudas de frutíferas certificadas, já que as mudas de árvores nativas já foram plantadas e fornecidas pelos órgãos da UNIVASF – NEMA e CRAD e doações da Agrovale.
2. Café da manhã coletivo( cada participante traz um item.)
As hortaliças serão introduzidas posteriormente, entre as árvores de grande porte.
Prestação Serviço: e-mail: [email protected]
Conselho Gestor do Espaço Plural
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.