Tendo como foco o fortalecimento do Empreendedorismo Rural e da Agricultura Familiar no município a Prefeitura de Sento-Sé, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Planejamento, da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae Bahia, realizaram semana passada, dias 11 e 12, um Circuito de Oficinas para Agricultores.
Os agricultores das comunidades de Poço do Angico, São Pedro, Itapera e Riacho dos Paes foram as beneficiadas com as oficinas, que atraiu cerca de 110 agricultores à participar ativamente das capacitações que tiveram como temas: ‘Custos Para Produzir no Campo’ e ‘Empreender no Campo’.
A agricultora Joselí cruz, da comunidade de Poço do Angico, conta que a busca por conhecimento a levou a participar da oficina. “Muito boa a iniciativa, saio daqui renovado. Aprendi que minha propriedade é a minha empresa”, declarou. Para Vital Rodrigues, que também é agricultor e vice-presidente da Apropi (Associação de Produtores do Projeto Itapera), a avaliação do momento é tão positiva que a comunidade já está sonhando com as próximas. “Muitas pessoas só enxergam o agricultor como um homem do campo, somos mais que isso, e capacitações como essa nos atualiza e nos capacita para acompanhar a evolução do mercado”, avaliou.
A coordenadora da Sala do Empreendedor em Sento-Sé, Sara Muniz, explica que a Sala do Empreendedor, em parceria com a gestão municipal, está sempre buscando potencializar o desenvolvimento na cidade a partir dos mais variados setores. “O Sebrae tem sido o nosso grande parceiro nesse caminho, e juntos buscamos sempre trazer ações seja para o setor comercial, desenvolvimento agrícola, trade turístico, entre outros”, explica a coordenadora.
Edlan Amaral, colaborador do Sebrae e responsável por coordenar as oficinas, assinala que as capacitações apresentaram para os participantes elementos essenciais para o alcance do sucesso enquanto um empreendedor do campo. “Apresentamos para eles estratégias de sensibilização, informações, instrumentos e métodos de trabalho, que vão orientar o produtor rural a analisar as suas características pessoais e a desenvolver as atitudes que necessita para ampliar seu sucesso como um empreendedor do campo”, explica o colaborador do Sebrae.
De acordo com o Secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, a ideia de realização das oficinas surgiu a partir da necessidade dos agricultores em trabalhar com gestão e comercialização. “O foco da gestão municipal é buscar o desenvolvimento de ações que sirvam para orientar os agricultores a fazer gestão de produção e comercialização e também buscar novos conhecimentos que agreguem valor a suas produções”, destaca o secretário.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.