O prédio onde funcionou a Santa Casa Misericórdia de Juazeiro, Bahia, localizado à Praça Doutor José Inácio da Silva, está a venda. A placa exibida chamou à atenção e surpreendeu dezenas de pessoas no início da noite desta segunda-feira (08).
O prédio apesar de abandonado é considerado um "patrimônio arquitetônico e cultural". Conforme foto da REDEGN, a fundação ocorreu em 1885, Santa Casa de Misericórida de Juazeiro, Bahia, tendo como fundador Doutor José Ignácio da Silva. Na frente do prédio existe um monumento do fundador homenageado no primeiro centenário da fundação em 1985.
A REDEGN enviou mensagens para obter informações junto a imobiliária que faz a propaganda de venda e assim detalhar quais os procedimentos para os possíveis compradores ou comprador. Também buscou contato com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Juazeiro (BA), mas até o momento não obteve resposta da imobiliária. O contato da Irmandade não obteve êxito.
Numa pesquisa rápida no site da Justiça do Brasil, consta cerca de 10 processos no Tribunal Regional do Trabalho/2ª Vara do Trabalho de Juazeiro.
Em abril de 2019, a REDEGN detalhou que no site Darke Leilões havia a informação em sua página oficial que o prédio da Santa Casa de Misericórdia de Juazeiro, seria leiloado. Na época, Segundo informações o prédio estava avaliado em R$ 4 milhões 661 mil 150 reais.
No mês de agosto de 2018, mesmo sem qualquer vínculo com instituição Santa Casa de Misericórdia, na época o então prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim se reuniu no gabinete com integrantes da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Juazeiro (BA) com o intuito de buscar uma solução futura para o prédio da antiga instituição de saúde, fechada desde setembro de 2009.
Participaram do encontro o ex-prefeito Rivadávio Espínola Ramos (Rivas), a professora Graciosa Xavier Ramos Gomes, Maurício Roriz, Regina Marçal e Edvan Gonçalves – além do advogado da entidade, Adgasito Guerra.
A reunião teve o objetivo de reunir forças para impedir um iminente leilão do prédio. De acordo com o advogado da centenária instituição, dívidas trabalhistas impedem qualquer tipo de intervenção mais eficaz para que a irmandade seja a gestora da casa de saúde.
“O prefeito se mostrou bastante solícito para ajudar nesta situação. O fato é que a Santa Casa tem passado por uma situação muito grave. Mas vamos manter o diálogo com o prefeito e a sua equipe para quem sabe, tornar público um equipamento tradicional da nossa cidade”, declarou na época Adgasito Guerra.
Confira os BEM(NS) de acordo com edital datado ano 2019: Um prédio onde funcionava o Hospital Dr. José Inácio da Silva, composto de três pavimentos construídos em estrutura de concreto armado, paredes em alvenaria e blocos revestidos, telhado em fibro-cimento, janelas em estrutura metálicas e alumínio, com vidros, portas em madeira compensado, localizado a praça Dr. José Inácio, s/n, na cidade de Juazeiro-BA, com as seguintes características: Pavimento térreo: um hall, de portaria, duas salas de enfermagem, cinco quartos, cinco apartamentos, duas enfermarias, sala para necrotério, sala para atendimento de urgência, um lactário, dias circulações; 1º pavimento: quinze salas, duas varandas, duas circulações, um hall e seis sanitários, e no 2º pavimento: sala de faturamento, sala de provedoria, sala da diretoria, secretaria, sala de administração, sala de contabilidade, sala de setor pessoal, tesouraria, almoxarifado, hall, duas varandas, e duas circulações, possuindo todo o prédio uma área construída de 2.300,00m², em terreno que mede 784,05m², em forma de L, construído de dois retângulos, perpendiculares entre si, medindo 28,30m de frentevoltado para Praça José Inácio da Silva, 36,50m do lado direito, também voltado para mesma praça, pelo lado esquerdo, com dois seguimentos de 17,50 e 19,00m, confrontando-se com a praça José Inácio e a Maternidade São José, pelo fundo, 15,20m confrontando-se com a Rua Barão do Rio Branco, matrícula nº 12.289 (R-1), do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Juazeiro – Ba.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.