Em contato com o jornalista Geraldo José, nesta sexta-feira (22), o Coordenador Regional de Saúde, Dr. Pedro Alcântara, desmentiu boatos que circulam sobre a possível identificação de um caso de varíola dos macacos na região, mas especificamente em Casa Nova, conforme registro do Ministério da Saúde.
Pedro Alcântara, que se encontra em Salvador, participando de reuniões em que essa pauta está sendo discutida, informou que um dos casos já comprovados da doença no Brasil ocorreu com um homem, natural de Casa Nova, mas que ele mora em São Paulo e a última vez que andou no município foi há cerca 2 anos, não tendo portando nenhum contato recente com essa região.
“Essa notícia que circulou na região, através da mídia, de blogs, informações que não condizem com a verdade, em relação à varíola do macaco na região. Por exemplo, nós temos hoje na Bahia 3 casos confirmados até agora às 14h, sendo um de Casa Nova, mas essa questão de Casa Nova, a bem da verdade, para que a população não fique temerosa, esse paciente é realmente natural de Casa Nova, mas há 9 anos mora em São Paulo e já faz 2 anos que não vem à cidade”, informou.
De acordo com Pedro Alcântara, “O Ministério da Saúde coloca o caso como sendo da Bahia, de Casa Nova, mas não tem nada a ver e já comunicamos à SESAB, ao Ministério da Saúde, pedindo essa correção, corrigindo esse registro, que é de São Paulo, onde o paciente reside”, destacou.
Pedro Alcântara alertou a população a continuar tomando cuidados na prevenção, já que casos vem sendo registrados e já há outros casos em análise no Lacen: “Os casos aumentam no Brasil, na Bahia temos 3 casos confirmados e mais 5 sob suspeita, em análise no Lacen e é importante manter cuidados já que ela é transmitida através do contato”, alertou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.