Com a realização de uma mesa redonda com o tema "Todos em Rede por uma Educação Inclusiva", a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, estimulou debate sobre a educação inclusiva. O evento foi realizado na tarde da terça-feira (12), no auditório do polo Sobradinho da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Participaram do debate, a fonoaudióloga, Veronica Pesqueira, representando o Centro de Assistência à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAMTEA), a coordenadora do CRAS Shirley Maclaine, a Assistente Social do CAPS, Marlene Pereira, e a arquiteta da SIESP, Janaina Mendes, que falou sobre as possíveis intervenções em prol da acessibilidade nos prédios da educação.
Os gestores, coordenadores, secretários e psicopedagogas da Secretaria de Educação participaram das discussões, com foco na importância do trabalho em rede para o atendimento aos estudantes, especialmente nesse retorno presencial.
"A troca de conhecimentos e informações de garantia de direitos é sempre necessária, devendo estender-se à política de formação do profissional da educação para a verdadeira inclusão. Com a orientação do Prefeito Cleivynho Sampaio buscamos fortalecer a rede de trabalho, por compreender que a gestão pedagógica está ligada ao objetivo principal da educação escolar que é a promoção da aprendizagem. Portanto, para que o acesso, permanência e sucesso do estudante seja exequível, a união de esforços deve ser conjunta. Secretarias da Prefeitura em rede pela Educação Inclusiva podem amenizar as consequências deixadas pela pandemia, principalmente para os estudantes que possuem necessidades específicas e que retardam o seu desenvolvimento educacional e cognitivo. Defendemos a educação inclusiva, por ser ela um direito de todos e todas, assegurado nos Marcos Legais como LDB, Plano Nacional de Educação, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Constituição Federal, Lei Brasileira de Inclusão, dentre outras," concluiu Ducilene Kestering, Secretária de Educação.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.