A Receita Federal emitiu neste final de semana um comunicado alertando os usuários de Pix para os golpes aplicados na ferramenta digital através do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), comumente usado para operações de crédito e câmbio.
O órgão afirmou que estelionatários têm se passado por empresas fantasmas que alegam às vítimas que créditos podem ser liberados via o pagamento antecipado do IOF pelo Pix. As informações são da “Agência Brasil”.
De acordo com o Fisco – conjunto de órgãos responsáveis por fiscalizar se pessoas físicas ou jurídicas estão cumprindo a legislação tributária no Brasil – os criminosos induzem as vítimas a recolher taxas inexistentes através da apresentação de documentos falsos.
Com isso, o cidadão que cai no golpe acaba repassando o IOF falso por meio de transferências no Pix para contas de pessoas físicas, no caso, os próprios fraudadores.
O órgão regulador aproveitou para reforçar que não realiza empréstimos à população e que a Receita Federal não fornece nenhum tipo de dado pessoal para recolhimento de tributos ou taxas via transferência.
Além disso, a Receita Federal também afirmou que, ainda que alguns tributos possam ser pagos via Pix, o IOF só pode ser pago a partir do momento em que a instituição que concede o empréstimo apresente o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.