Integrantes da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) reuniram-se nesta quarta-feira (22) com a equipe técnica da empresa Moscamed Brasil para a implantação de um projeto-piloto de controle do mosquito Aedes aegypti.
O projeto-piloto utiliza-se da técnica do mosquito macho estéril com a finalidade de reduzir a incidência das arboviroses no município.
De acordo com o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, a parceria entre o município e a empresa tem finalidade de beneficiar a saúde pública. "Nessas discussões estamos verificando os benefícios para a população. Nossa proposta é reduzir a quantidade de mosquito Aedes aegypti no município de Juazeiro e reduzir as arboviroses", disse Fernando Costa.
De acordo com a bióloga e responsável técnica da Moscamed Brasil, Aline Macedo, a técnica do projeto-piloto libera mosquitos, que foram colhidos da natureza e esterilizados em laboratório para que eles não reproduzam. "A técnica consiste em liberar insetos que foram colhidos da própria população e que foram esterilizados em laboratório. Isso não gera novos descendentes. A gente está tentando firmar a parceria com a Prefeitura de Juazeiro para dar inicio a este projeto-piloto na região e implementar essa tecnologia como mais uma ferramenta de combate ao vetor Aedes aegypti", destacou
O mesmo projeto já foi desenvolvido na cidade do Recife. As localidades para a aplicação do projeto em Juazeiro ainda estão sendo discutidas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.