O vereador de Juazeiro, Dr. Salvador, vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Juazeiro, acompanhado de mais 3 colegas parlamentares, visitou nesta quinta-feira (9) o Hospital Promatre, oportunidade em que recebeu informações acerca da situação de dificuldades enfrentadas pela casa de saúde, que alega não recebimento de pagamentos de serviços contratados pela gestão municipal.
“Tivemos a triste informação que os serviços SUS estariam sendo suspensos na unidade hospitalar, por conta de uma falta de repasses financeiros da Secretaria de Saúde, débito que, segundo o diretor do Hospital, Dr. Pedro Viana, estaria inviabilizando completamente o funcionamento da unidade. Viemos cumprir nosso papel, de verificar em loco, colher informações, cobrar uma posição da gestão sobre esse grave momento na saúde de Juazeiro e encaminhar o que for necessário para minimizar o grave problema”, disse.
Os vereadores colheram informações sobre a situação e se colocaram à disposição para tentar uma solução para o impasse: “Viemos aqui levantar os dados, segundo a instituição são quase 500 pacientes/mês atendidos só na área cardiologia, já que a Promatre é uma referência na região nessa especialidade, atendendo pacientes não só de Juazeiro, mas de toda a rede PEBA e infelizmente a prefeitura, de acordo com a direção do hospital, há cerca de 3 meses os repasses de produção estão atrasados, sem contar com as verbas carimbadas, originadas do Ministério da Saúde e de emendas parlamentares, que estão retidas”, relatou Dr. Salvador.
O parlamentar lamentou que isso esteja ocorrendo e alertou para o perigo do município perder o atendimento de cardiologia em função desse descaso: “É lamentável que a gestão municipal não esteja vendo isso, é lamentável que Juazeiro venha a perder esse serviço de atendimento de cardiologia e que as pessoas que são atendidas aqui, tenham que ser reguladas para Salvador ou Recife”, alertou.
No final da tarde desta quinta-feira (9) o vereador Dr. Salvador informou que um processo de negociação, entre a prefeitura e o hospital, já estava sendo encaminhado: "Espero que haja sensibilidade entre as partes no sentido de solucionar o problema, que impacta na saúde da população”, finalizou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.