A Comissão Permanente de Patrimônio e Memória, do Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro (CMC), inicia nesta quinta-feira (26) uma série de lives que tratará do patrimônio histórico, artístico e cultural de Juazeiro, no norte da Bahia. A primeira edição abordará o tema “O que será da Estação Velha de Piranga?" A palestrante convidada é a Arquiteta e Urbanista Vitória Bruno, juazeirense erradicada na capital baiana.
De acordo com a Arquiteta, a mesma resolveu desenvolver seu trabalho final de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na sua cidade natal, e explicou que “ao me deparar com a Estação de Piranga e relembrar minha infância, passando em frente a ela, me veio um novo questionamento: O que será da Velha Estação de Piranga? Para desenvolver a pesquisa e um projeto de arquitetura, paisagismo e urbanismo, fui atrás de conhecer a história da minha cidade, da sua arquitetura e patrimônio e também da sua gente e seu cotidiano.”
Além da palestra, a live também proporcionará aos seus participantes a oportunidade de estarem presentes no lançamento da revista eletrônica sobre a Velha Estação de Piranga, de autoria da Arquiteta. Ao ser questionada sobre o porquê de uma revista eletrônica, a mesma pronunciou que “escolhi esse formato por ser de leitura rápida e dinâmica, que pode ser acessível a mais pessoas do que um artigo científico seria. Por ser um instrumento de disseminação de educação patrimonial e por poder ser lido e entendido com maior facilidade. Essa revista é para você, juazeirense, que como eu tem interesse em saber um pouco mais sobre Juazeiro, mas também imaginar: como seria a Estação se o seu entorno fosse, também, um local para se desfrutar da cidade?".
De acordo com o Assessor Técnico do CMC, o Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutorando em Conservação e Restauro, Sérgio Motta, “as Lives do Patrimônio são um projeto que tem como objetivo possibilitar a visibilidade e o debate de temas relacionados à preservação, conservação, restauração e promoção do Patrimônio Cultural nas suas mais variadas manifestações com foco no Município de Juazeiro, mas com a compreensão ampliada nos âmbitos de seu múltiplo enquadramento geográfico e na condição de realidade similar àquela da grande maioria dos municípios brasileiros que, ainda que possuam marcos específicos que legislem sobre a proteção de seu patrimônio cultural, estes são insuficientes, inconsistentes ou ainda mal implementados”, disse Sérgio Mota Lopes, que será o mediador do debate nesta primeira live.
Para o Coordenador da Comissão de Patrimônio e Memória do CMC, Jucinei Martins, que atuará como apresentador da live, “a partir da discussão sobre conceitos, problemáticas, práticas e intervenções, este projeto pretende contribuir para a mudança da atual situação de inoperância da municipalidade no freio de processos de dilapidação do patrimônio cultural de Juazeiro, sendo, inclusive, o monumento em questão tombado por lei municipal.” O mesmo concluiu dizendo que “nós, juazeirenses, temos que assumir a culpabilidade de não estarmos suficientemente atentos ao que vem acontecendo com nossos monumentos históricos, além de sermos, também, atores dessa ação predatória”, concluiu.
As Lives do Patrimônio serão bimestrais, sempre com temas e palestrantes de relevância, com ampla divulgação e tendo como público-alvo profissionais técnicos, professores, estudantes, gestores públicos e todos os interessados pelo tema, incidindo diretamente na formação de uma cultura preservacionista local.
A live poderá ser acessada pelo link: https://youtu.be/dTUWL2BAYrI
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.