Os alunos da Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, no bairro Quidé, tiveram uma segunda-feira (23) diferente. Isso porque a Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) levou para os alunos uma palestra educativa focada na Campanha Maio Amarelo, que trata da conscientização sobre segurança no trânsito e prevenção de acidentes e está na sua última semana.
O supervisor de Educação para o Trânsito, João Carlos de Sousa e sua equipe prepararam um momento de descontração com as crianças e, fazendo uso de brincadeiras, que ficaram por conta de um palhaço para lá de consciente (palhaço Pouquinho), e reflexões em um bate-papo mais sério, abordaram as questões sobre a campanha e o motivo dela existir de forma clara e acessível.
Os alunos puderam entender um pouco sobre o Conselho de Trânsito e respeito às leis, refletiram sobre as consequências da imprudência. Também aprenderam a importância do respeito ao próximo para um trânsito mais seguro. Eles também receberam dicas e instruções para serem repassadas aos pais e responsáveis, o que foi definido por João Carlos como uma grande corrente do bem, onde aquilo de bom que é aprendido precisa ser repassado para que possa ter eficácia.
Para a gestora da escola, Márcia Souza, a ação realizada é importante e, o fato de ser direcionada a crianças pode surtir um efeito positivo em seus pais. "Muitos pais ainda vão buscar os filhos na escola sem capacete e essa ação é importantíssima e eu espero que aconteça mais vezes", disse.
Durante a semana, mais ações estão agendadas. Esta terça-feira (24), por exemplo, vai ser cheia de atividades e abordagens educativas no bairro Alto da Maravilha, com foco principal na Travessa da Maravilha, por solicitação dos comerciantes locais.
Campanha: A campanha Maio Amarelo é realizada anualmente e o propósito é chamar a atenção sobre a necessidade de se agir de forma preventiva para tornar o trânsito mais seguro. O tema nacional é "Juntos salvamos vidas", e o local "Juazeiro unida por um trânsito mais seguro". Palestras para profissionais do setor de transportes, ações educativas nas escolas e atividades lúdicas estão entre as atividades. Além disso, locais estratégicos da cidade também receberão intervenções direcionadas a pedestres, ciclistas e motoristas. A campanha conta ainda com doação de sangue, indispensável no tratamento das vítimas de acidente de trânsito.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.