A partir desta quarta-feira (27), a população de Juazeiro e todo o Território de Identidade Sertão do São Francisco passam a contar com um Armazém da Agricultura Familiar. A inauguração aconteceu nesta quarta-feira (20), no espaço Vila Bossa Nova, às margens do Velho Chico.
Professores do Núcleo de Agroecologia-Espaço Plural da Universidade do Vale do São Francisco, participou da inauguração. Professora doutora Monica Tomé, coordenadora do PPGExR, vice coordenador professor doutor Denes Dantas, professora doutora Lúcia Marisy, estiveram prestigiando o evento.
Batizado de Armazém da Caatinga, o empreendimento é um local destinado à comercialização de produtos de cooperativas, grupos e associações rurais da região e de outros territórios da Bahia e do Brasil, produzidos por agricultores familiares. O espaço é composto por supermercado, restaurante e feira de produtos orgânicos e agroecológicos.
A implantação do Armazém é uma estratégia do Governo da Bahia, realizada por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
ESPAÇO PLURAL: O Espaço Plural é órgão suplementar com atribuições administrativas, e de apoio ao ensino, pesquisa e extensão, diretamente vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da UNIVASF.
Abriga diferentes projetos, todos eles relacionados ao estudo, valorização e empoderamento das populações tradicionais da região, tais como, agricultores familiares, quilombolas, indígenas, povos de fundo de pasto, mulheres empreendedoras e jovens do campo, desde a sua criação desempenhou importante papel na execução da missão social da universidade, promovendo ações de inclusão social e econômica dessas populações, historicamente marginalizadas pelas políticas públicas, através de formações técnicas, tecnológicas, de desenvolvimento humano, na perspectiva do exercício da cidadania plena, como garantia de direitos constitucionais.
Entrar no Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é embarcar numa viagem através dos tempos, desde a época em que o sertão era banhado pelo mar até chegar à caatinga de hoje. Cores, animais, plantas e outras referências a essa transição figuram nas paredes, escadaria, corredores e salas do prédio principal, inteiramente renovado por uma reforma física e pela instalação de artes visuais da artista e professora Flora Assumpção, do Colegiado de Artes Visuais.
O ESPAÇO PLURAL está situado no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA), e vinculado à Proex é sede dos Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), bem como de diversos programas e projetos de extensão, como o Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), a Revista Extramuros, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), o Sertão Agroecológico, o Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento e Ruth de Souza (Neafrar), o Sisteminha Embrapa: Sistema Integrado para Produção de Alimento, o Núcleo de Produção Orgânica e a Horta comunitária. O Espaço Plural é também o berço do Campus Juazeiro, pois sediou as atividades acadêmicas dos cursos de Engenharia, no período de 2004 a 2008.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.