O presidente do STF, ministro Luiz Fux, convidou os 10 ministros do STF para um almoço nesta terça-feira. O encontro vem em meio à crise com o presidente Jair Bolsonaro, que voltou a direcionar ataques à Suprema Corte.
O convite de Fux é para comemorar o aniversário de 69 anos dele, que é hoje. O gesto é mais uma sinalização da unidade institucional quando o STF volta à mira de Bolsonaro.
Nesta segunda-feira, o presidente voltou a dizer que pode não cumprir decisão do STF sobre o marco temporal da demarcação de terras indígenas, uma fala semelhante à dada em 7 de setembro. Na semana passada, o presidente, por meio da “graça constitucional” concedeu perdão à pena de 8 anos e 9 meses ao deputado bolsonarista Daniel Silveira.
A resposta do STF, como antecipado no Live CNN, será nos autos. Os ministros não querem dar declarações que Bolsonaro possa usar descontextualizadas e durante a campanha eleitoral para alimentar ataques à Corte. Como a coluna mostrou, o posicionamento de ministros do Supremo Tribunal Federal será “institucional e uníssono”.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.