Conta de luz fica 21,35% mais cara na Bahia a partir de sexta (22)

20 de Apr / 2022 às 16h00 | Variadas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou novas tarifas para o serviço de fornecimento de eletricidade na Bahia, com validade a partir da próxima sexta-feira (22). Agora, o consumidor residencial baiano vai pagar contas cerca de 21,35% mais caras.

De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), o reajuste vai afetar mais de 6,3 milhões de clientes. A nova taxa definida pela Aneel foi de 21,13%, porém, clientes residenciais, que são os de baixa tensão, terão maior aumento. Já clientes de alta tensão, como indústrias e comércios de médio e grande porte, passarão a pagar contas 20,54% mais caras. De todo o percentual do reajuste, 6,01% são referentes à companhia.

A Aneel justifica que a medida foi tomada a partir dos custos com a geração de energia, além de encargos de segurança energética. A escassez hídrica registrada em 2021 reduziu o nível de água nos reservatórios, o que causou a necessidade de acionar usinas termoelétricas de reserva, que têm maior custo de operação. Recentemente, foi anunciado o fim a bandeira de escassez hídrica que resultava em uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. 

Da Redação RedeGN / foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.