A campanha 'Abril pela Segurança do Paciente' mobiliza, todos os anos, variadas instâncias da saúde por todo o país, compartilhando conhecimento e práticas seguras. Em 2022, o tema da programação do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) é 'Uso de medicamentos: evitando erros na transição de cuidados', realizada de 12 a 14 de abril.
Com articulação da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, residentes e estudantes de Farmácia, a programação foi iniciada com uma palestra sobre conciliação medicamentosa, proferida por Carina Carvalho Silvestre, professora do Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), convidada para realizar a abertura na tarde da última terça (12), no auditório do HU.
"É importante que, ao buscar atendimento em estabelecimentos de saúde, o paciente seja informado sobre qual medicamento utilizará, o motivo da prescrição e os efeitos pretendidos. Precisamos reforçar a conscientização sobre todos os aspectos envolvidos neste processo para garantirmos a segurança dos pacientes", sinalizou Silvestre.
Palestras também foram promovidas na Policlínica da Univasf, voltadas para pacientes ambulatoriais, e em diversas áreas de internação do hospital, abordando protocolos de segurança na prescrição e administração de medicamentos junto aos profissionais da Saúde.
"Desde o primeiro dia, o evento proporcionou a mim um grande aprendizado, pois pude também levar à comunidade algumas informações sobre medicamentos, seus usos, interações, bem como realizar treinamento com as equipes do hospital, ações que contribuíram muito na minha formação como residente. Na minha vivência hospitalar, não tenho tanto contato direto com o paciente e, na realização de treinamentos, foi uma ótima experiência, pois pude ver esse novo lado e aperfeiçoar principalmente a comunicação efetiva. Conseguimos demonstrar algumas atividades que realizamos e auxiliam de forma direta os outros profissionais no exercício de suas atividades de forma mais segura, bem como pudemos entender como são realizados alguns processos, sendo a troca com outras categorias profissionais o ponto alto do evento. O empenho de todos os envolvidos foi fundamental na busca por um lugar mais seguro para o paciente, tornando a parceria entre a equipe de Segurança do Paciente, equipe da Farmácia do HU, Farmacêuticos residentes em Intensivismo e graduandos de Farmácia da Univasf um sucesso!", destacou Erasmo Nobre, residente de Farmácia do Programa Multiprofissional em Intensivismo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.