A Justiça Eleitoral pernambucana registrou 14.613 mil novos alistamentos de eleitores entre 15 - que completam 16 até a data da eleição - e 17 anos. O número representa um aumento de 31% entre jovens eleitores no último mês. Até o final de fevereiro eram 47.132 eleitores menores de idade, passando para 61.745 mil no fim de março.
O Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) vem incentivando, através das redes sociais, os jovens a tirar o título de eleitor e informando a importância do voto.
O Tribunal têm promovido ações como o programa Eleitor Político do Futuro, onde servidores do TRE ligados à Escola Judiciária Eleitoral (EJE), visitam escolas públicas e particulares e falam sobre a importância da participação dos jovens. O TRE também tem contado com o incentivo de artistas pernambucanos, como Geraldinho Lins e Silvério Pessoa, nas redes sociais convidando os jovens a votar.
O alistamento do jovem eleitorado é um tema importante para a Justiça Eleitoral, e colocar esse assunto nos destaques da mídia tem causado o resultado esperado pela JE. Confira abaixo a matéria que foi veiculada na última segunda-feira (04/04), no Jornal Hoje, telejornal veiculado nacionalmente pela Rede Globo, e que dá destaque ao trabalho do TRE-PE junto aos jovens sobre a importância de tirarem o primeiro título e participarem do processo eleitoral.
No total geral, em março, o estado de Pernambuco ganhou 38.027 mil eleitores aptos a votarem nas eleições de outubro, chegando a 6.706.779. Essa e outras estatísticas podem ser consultadas no site do TRE-PE.
ATENDIMENTO: Todos os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral estão disponíveis por meio do Atendimento Online. É possível requerer alistamento, revisão, transferência de domicílio, além da regularização da situação eleitoral. Desde o início do ano, milhares de eleitores efetuaram essas operações por meio do sistema Título Net, sem precisar se deslocar até o cartório eleitoral.
Basta preencher o formulário com os dados pessoais e anexar imagens da documentação: frente e verso do documento oficial de identificação, comprovante de residência, comprovante de quitação militar (apenas para o alistamento de homens de 18 a 45 anos), além de fotografia do rosto tipo (selfie), segurando o documento oficial de identificação. Caso queira, o eleitor poderá demonstrar seu interesse em ser mesário voluntário.
No Atendimento Online, também é possível consultar multas, emitir guia de pagamento e, caso o título esteja cancelado, requerer a regularização. O eleitor que faltou a até dois turnos consecutivos e não justificou sua ausência poderá votar normalmente, sendo possível consultar sua situação eleitoral online.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.