Apresentar o ambiente onde a mulher será acolhida durante o parto é um dos objetivos do Centro de Parto Normal (CPN) Maria das Dores de Souza, em Petrolina. Em todas as terças e quintas-feiras são realizadas visitas guiadas na unidade maternal, assim as grávidas, acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, podem conhecer o ambiente e tirar dúvidas com os profissionais.
As visitas ocorrem às 10h30 e geralmente são voltadas para gestantes a partir de 34 semanas. O agendamento é feito pelas equipes das UBS's. Nesta quinta-feira (7), a auxiliar de cozinha, Dailma Lopes, conheceu o CPN e falou sobre a ansiedade da chegada do seu terceiro filho.
"Esta é a primeira vez que entro na Casa de Parto, antes só ouvia os relatos das minhas amigas sobre como aqui é maravilhoso. Se eu já tinha desejo de parir aqui, após essa visita minha vontade só aumentou. Não vejo a hora da chegada do meu bebê", explicou.
Dailma já é mãe de duas meninas, mas descreve como essa é uma sensação única. "Tive minhas duas filhas em outro local, e nada se compara com tudo que é oferecido aqui. Só em saber que teremos nossos filhos de maneira natural, sem injeções ou remédios, que o parto é no tempo do bebê, revivemos e sentimos o que nossas mães e avós passaram, parindo filhos de maneira natural, coisa da natureza mesmo. Eu estou muito encantada", concluiu.
O Centro de Parto Normal fica localizado na Avenida José de Sá Maniçoba, próximo ao Hospital Universitário (HU), no centro da cidade. A unidade funciona 24 horas e atende mulheres com gravidez de baixo risco. A unidade conta com ambientes decorados, banheira, bancos adaptados, sala de deambulação (local para passeio das gestantes), cinco salas de parto, ambiente de cuidados ao recém-nascido, vacinação e setor administrativo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.