Os moradores de Juazeiro e Petrolina vivem no trânsito caótico. Acrescente o forte calor. Esta semana a sensação térmica foi acima dos 40 graus. Motoristas reclamam de problemas de falta sinalização. Engarrafamentos na Ponte Presidente Dutra é uma constante nos horários de grande fluxo. A falta de lugar para estacionar, as infrações que os outros motoristas cometem, o humor do próprio motorista.
Estes são as inúmeras queixas relatadas no dia a dia do trânsito em Juazeiro e Petrolina. A reportagem da REDEGN ouviu dezenas de reclamações nas ruas e avenidas de Juazeiro e Petrolina. Mototaxistas afirmam que o estresse é total. Motoristas de ônibus, transporte público dizem ser desumano o calor aliado a quentura dos motores e ônibus sem ar condicionados. Ciclistas cobram mais espaços.
Estudantes e trabalhadores que precisam usar o transporte público apontam "a aflição, inoperância de depender de hora certa nas idas e vindas, casa ao trabalho".
Segundo dados das unidades estaduais do Departamento de Trânsito (Detran), Petrolina e Juazeiro se destacam no ranking das maiores frotas de veículos do interior do Nordeste. Não tem crise financeira econômica que faça a venda de carros caírem.
Num espaço pouco planejado, o número de acidentes cresce e as alternativas são poucas. Os moradores de Juazeiro e Petrolina apelam para os transportes públicos, que também possuem diversos problemas, ou recorrem à única solução cabível, que está mudando a dinâmica social e urbana de várias capitais nacionais e internacionais, a bicicleta.
Todavia neste quesito, as queixas também existem. "Vamos ser sinceros, em Juazeiro e Petrolina não existe planejamento. Petrolina ainda tem umas ciclovias e aqui Juazeiro, ali no bairro Quidé, me veio a lembrança", disse Maria Carolina, aposentada, ressaltando que " é um verdadeiro perigo pedalar nas ruas das duas cidades".
O mototaxista, que prefere não identificado e também ciclista aos domingos, vê Juazeiro e os bairros afastados do centros em Juazeiro e Petrolina, como um verdadeiro percurso radical de provas de ciclismo. “Você encontra tudo nas ruas daqui, buracos, asfalto mal feito, má sinalização e falta de educação por parte dos motoristas. É como se fosse uma prova de aventura cotidianamente.”
Semana passada, a REDEGN mostrou uma foto denúncia de um ônibus em Petrolina. Linha que percorre o trecho do Bairro Vila Marcela. Um exemplo que faz eco em quase todos os bairros de Juazeiro e Petrolina. De acordo com Rosalvo Antonio, coordenador de relações sociais e Comunicação do Conselho Popular de Petrolina e da Bacia do Rio São Francisco – CPP, é preciso ampliar as linhas de ônibus.
Para José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, “o transporte público é como um sangue que abastece as células, pois tudo depende de as pessoas poderem se deslocar para trabalhar, para buscar atendimento médico, lazer e entretenimento, e isso muda a vida das pessoas”.
Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que a questão do transporte coletivo é também uma questão de saúde pública, uma vez que um transporte eficiente diminuiria o número de carros nas cidades, diminuindo também os índices de poluição, acidentes, inatividade física, entre outros.
RESPOSTA PREFEITURA JUAZEIRO: O gargalo no trânsito de Juazeiro é um problema antigo, mas a atual gestão entende a situação é já melhorou as condições em alguns trechos como por exemplo no bairro Santo Antônio, na região do cemitério, onde foi construída uma rotatória e faixas elevadas. A gestão também está em busca de recursos para mais três rotatórias, incluindo a do Hospital Sote.
Compreendendo esse setor de mobilidade, a prefeitura também promoveu melhorias e manutenção na sinalização viária e mudanças nos sentidos de algumas vias em prol de um fluxo eficiente. Existe ainda um planejamento para elaboração do Plano de Mobilidade da cidade.
A Prefeitura de Juazeiro ressalta, ainda, que um dos projetos mais aguardados pela comunidade juazeirense, a Travessia Urbana, também promete mudar o cenário do trânsito da cidade. A obra, já garantida pelo Governo Federal para começar no segundo semestre deste ano, vai gerar mais segurança e mobilidade com a criação de uma via expressa na BR-407 e a duplicação e pavimentação também na BR-235.
Serão implantadas, segundo o Ministério da Infraestrutura, oito rotatórias e alargamento de quatro pontes, além da construção de sete viadutos. Ascom/PMJ
RESPOSTA PREFEITURA PETROLINA: A gestão tem investido em mobilidade tanto que recentemente entregou duas importantes obras de duplicações na Avenida Cardoso de Sá e Avenida Mário Rodrigues. Se somadas, as duas avenidas receberam investimentos superiores a R$ 18 milhões e totalizam cerca de 9 km de vias duplicadas e modernizadas, o que impacta positivamente na fluidez e segurança do trânsito. Somente a Mário Rodrigues ganhou mais de 3 quilômetros de ciclovia.
Nesta semana, o prefeito Simão Durando anunciou a implantação de 3 novas rotatórias e 14 novos abrigo
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