A abertura do IV Fórum Municipal de Cultura de Juazeiro, na noite desta sexta-feira (25), foi marcada pelo anúncio da anuência da prefeita Suzana Ramos para a finalização e aprovação do Plano e do Fundo Municipais de Cultura. Ação importante para garantir tanto o planejamento de políticas públicas de cultura, como o financiamento para execução dessas políticas. A boa notícia foi dada pelo secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro (Seculte), Sérgio Fernandes.
O Fórum, realizado pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC) e pela Prefeitura de Juazeiro, através da Seculte, será finalizado neste sábado (26). Com a presença de representantes de diversos seguimentos culturais na plenária, a mesa de abertura do evento contou com a participação gestor da Seculte, Sérgio Fernandes, do deputado estadual Roberto Carlos, do vereador e presidente da Comissão de Cultura e Esportes da Câmara, Lourival Quirino, do procurador-geral do município, Thiago Cordeiro, do representante do CMC, Jomar Benvindo, e do assessor especial da prefeita, César Miller.
"O Fórum Municipal de Cultura é um espaço de debate, para construir, coletivamente, alternativas para o desenvolvimento cultural do nosso município. Fico feliz em anunciar os encaminhamentos do nosso Plano e Fundo municipais de cultura aqui, especialmente, nesse momento de retomada para a classe artística que já sofreu tanto com a pandemia", disse o secretário Sérgio Fernandes. A expectativa é que o Plano e o Fundo municipais de cultura sejam finalizados e aprovados até o final de abril.
Representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura, em seu pronunciamento, Jomar Benvindo, falou sobre o desafio de efetivar o Plano Municipal de Cultura. "Nosso desafio agora enquanto sociedade civil, governo, empresários, artistas e entidades culturais, é tornar esse plano efetivo e implementar a cultura como vetor de desenvolvimento", disse.
Entre os temas que serão discutidos durante o Fórum, se destacam, também, as leis federais e o sistema de cultura, economia criativa e gestão da cultura e a proposta do Projeto de Lei Paulo Gustavo, que prevê repasses de recursos federais a estados e municípios para o enfrentamento dos efeitos da pandemia da Covid-19, designado ao setor cultural. O projeto segue aguardando sanção do presidente da República, e enquanto isso, a gestão municipal tem se articulado para desenvolver ações que assegurem os direitos de todo o segmento cultural e artístico do município.
A abertura do Fórum foi movimentada, ainda, por recital de poesia, apresentação de repentistas, voz e violão e toda a tradição do Samba de Véio do Rodeadouro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.