Neste Dia Mundial do Sono (18 de março), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina e o Hospital Dom Malan, unidades estaduais de saúde do sertão de Pernambuco, reforçam a importância do bom e velho descanso para a saúde.
É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Neste período é possível repor as energias e regular o metabolismo, mantendo assim corpo e mente saudáveis.
Dormir mal, além de afetar o sistema imunológico, deixando-o mais suscetível às doenças, provoca alterações no humor, dores de cabeça e até mesmo uma vulnerabilidade maior a problemas cardiovasculares e até obesidade.
Alguns aspectos ajudam a ter mais qualidade no sono e podem auxiliar a dormir melhor. Uma maneira de fazer isso é por meio do relaxamento e da higiene do sono. "Manter o hábito, por exemplo, de dormir e acordar sempre no mesmo horário pode ajudar a criar uma rotina melhor de sono", esclarece a coordenadora médica da UPAE, Bruna Spíndola.
"É interessante também evitar o uso dos aparelhos eletrônicos antes de dormir. Isso porque, a exposição a essa luz interfere na produção da melatonina – hormônio responsável por regular o sono. Então, ao menos meia hora antes de deitar, procure relaxar longe da televisão, celulares e computadores", orienta a médica.
O sono dos bebês
Para os bebês, o sono é tão importante quanto a alimentação e a higiene. É enquanto as crianças dormem que elas solidificam os seus aprendizados. Dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado com a melhora da atenção, memória, comportamento e controle emocional.
Em geral, bebês de até 3 meses de idade acordam algumas vezes na madrugada para mamar e isso pode acontecer até a introdução alimentar. Depois dos 3 meses eles tendem a dormir por mais tempo a noite e alguns bebês, sem nenhum esforço dos pais, passam a mamar antes de dormir e assim que acordam, eliminando a necessidade do leitinho da madrugada.
"Por isso, respeitar a individualidade do bebê é tão importante quanto desejar que ele tenha boas noites de sono. Alguns bebês precisam dormir 14 horas, outros 12 horas, e está tudo certo, desde que eles estejam bem", acrescenta a diretora de atenção à saúde do HDM, Tatiana Cerqueira.
Dicas para uma boa noite de sono
1 - Estabeleça uma rotina: procure dormir sempre no mesmo horário.
2 - Faça uma refeição leve antes do sono.
3 - Aposte no ambiente organizado, limpo e de baixa luminosidade.
4 - Evite agitação ou muito estímulo momentos antes da hora de dormir.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.