O último dia da Jornada Pedagógica 2022 "Educação: um ato de amor em Novo Tempo", promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), trouxe reflexões para profissionais que atuam nos Anos Iniciais, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação de Jovens e Adultos (Eja) na rede municipal de ensino.
Nesta quarta-feira (09), profissionais de reconhecimento nacional na área de educação promoveram momentos de reflexão e preparação para o retorno das aulas, que iniciam na próxima segunda-feira (14).
Pela manhã, a professora e pesquisadora, Telma Ferraz, apresentou a palestra "Alfabetização na perspectiva do letramento e da interdisciplinaridade", e destacou aspectos como a importância de promover o engajamento das crianças para uma aprendizagem efetiva, bem como estratégias de mediação que favorecem o fortalecimento de laços produtivos entre estudantes e professores. Em seguida, Sulamita Lima falou sobre a "Implantação do Projeto Aprova Brasil".
Os períodos da tarde e noite foram voltados para os profissionais do AEE e Eja. Por meio de uma palestra leve e sensível, a professora Jane Haddad trouxe reflexões sobre como a pandemia afetou as formas de ver e perceber o mundo, diferenças entre relações e conexões, e ressaltou que todos possuem necessidades especiais em algum contexto, reforçando a importância do acolhimento. À noite, o professor Paulo Roberto Padilha finalizou o evento com reflexões acerca da "Educação de Jovens e Adultos e os desafios atuais", com momentos musicais e dinâmicos. "É importante demais refletirmos as práticas, verificando o que já tem sido feito, o que queremos fazer e os caminhos que vamos trilhar na Eja", destacou o palestrante.
A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, afirmou que a Jornada Pedagógica 2022 foi um momento memorável para a educação do município de Juazeiro. "Foram duas semanas de muito estudo com grandes autores e escritores, palestrantes de renome nacional, que fizeram um trabalho de excelência nos mais diversos segmentos da rede. Isso nos proporcionou a condição de garantir um ano letivo mais eficaz e com efetivo direcionamento para o processo de ensino e aprendizagem", avaliou Normeide.
Aprovação da rede municipal-Participantes do evento destacaram a magnitude da Jornada e sua importância para educação municipal.
"É um momento muito bonito para todos da educação, nosso município está mostrando que está valorizando o segmento como um todo. Eu participei da palestra magna, da formação do AEE, pois sou professora desse segmento, e senti um acolhimento muito grande, principalmente devido à preocupação pelo desenvolver da educação em nosso município", explicou a professora Marizilene Lopes da Silva.
A professora Iraci dos Santos destacou a produtividade do evento. "A Jornada foi bastante proveitosa e produtiva, toda a equipe está de parabéns. A palestra da professora Telma trouxe um despertar para o novo", avaliou a professora.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.