Futebol é uma das maiores paixões dos brasileiros. Desportiva Juazeirense e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, Bahia. O encontro é válido pela 2ª fase da Copa do Brasil, e quem vencer avança para a próxima etapa do campeonato. A partida é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e meios de comunicação. Mais uma vez o torcedor criativo e a paixão pela programação da midia Rádio é destaque.
O funcionário público Gilson Patrício, 53 anos, já comprou ingresso. Camisa já no corpo e rádio no "pé do ouvido". Para a reportagem da REDEGN, Gilson revela que o amor pelo rádio, ele traz do seu pai, ouvinte fiel. "Hoje e sempre gosto de ouvir transmissão dos jogos mesmo estando presente no estádio.Levo o rádio para não perder um só lance da partida. A voz das transmissões, dos narradores é uma emoção diferente. E hoje Juazeirense e Vasco é especial. Vale o amor ao futebol e a este meio de comunicação que sempre pede paz nos estádios, o rádio é pura magia", diz Gilson.
Nesta quarta-feira, durante o jogo Juazeirense e Vasco, a afirmação do publicitário Washington Olivetto de que o "Rádio continua vanguarda pela capacidade de mexer com a imaginação das pessoas", torna-se real. Futebol narrado pelo rádio é pura emoção, criatividade, diz o radialista Luiz Vilas Boas, professor de educação física e um dos profissionais mais ouvidos nas programações do Vale do São Francisco e norte da Bahia.
Nesta quarta-feira o jogo entre Juazeirense e Vascom será transmitido pela equipe esportiva da Rádio Cidade am 870, Rádio Juazeiro Am 1190, Rádio Tupi do Rio de Janeiro, Rádio BandNews , FM RJ, entre outras emissoras. O jogo é destaque nacional.
O rádio passa por uma profunda transformação diante do avanço do áudio digital. Apesar das mudanças sofridas, ele preserva um conjunto de características que o torna capaz de absorver e explorar uma série de inovações, na avaliação de especialistas que compuseram a mesa de discussão “30 anos da CBN: das ondas ao podcast, o futuro do áudio”, no Palco do Conhecimento, na Rio Innovation Week.
Para o publicitário Bruno Lopes o "Rádio sempre foi e será uma das maiores fontes de informação. "O rádio agora alinhado as redes sociais, às novas tecnologias ganhou mais ampliação com alcance e qualidade. O rádio se torna ainda essencial na vida das pessoas, como ferramenta de entretenimento e informação, como também ferramenta de divulgação de produtos e marcas", diz Bruno, compartilhando da afirmação que rádio possui capacidade singular de lidar com a instantaneidade e a imaginação do público se comparado aos demais meios de comunicação.
RÁDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O período de isolamento social devido a pandemia Covid-19 resgatou um hábito que faz parte da história do brasileiro: o de ouvir as partidas do time do coração pelo rádio.A tradição de ouvir futebol no radinho de pilha nunca morreu, mas ficou restrita aos torcedores mais antigos. Agora, é a vez da nova geração descobrir o veículo que leva a torcida acompanhar os jogos pelo rádio mesmo estando nos estádios.
No inicio deste ano a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão destacou reportagem mostrando que o carioca Rafael Krapp nasceu em plena era digital, mas entrou recentemente para o grupo dos novos convertidos. Aos 16 anos, substituiu o hábito de comentar os lances em aplicativos e redes sociais e não alimenta mais o canal de internet que usava para comentar as jogadas. Resgatou um aparelho antigo e descobriu a emoção de acompanhar os jogos pelas ondas do rádio.
Mas não é só de aparelho transmissor em punho que a nova geração acompanha a programação radiofônica. Adaptado às novas tecnologias, o meio é transmitido também via celulares, computador e televisão.
Um estudo apontou que a audiência nas mídias digitais triplicou durante os jogos. O Rádio ffaz parte do cotidiano de Antônio Ramos Brandão, 64 anos, há três décadas. Conhecido como Santa Cruz, o funcionário de uma loja de time no Rio de Janeiro (RJ) não abre mão de ter o rádio sempre por perto. Quando atravessa as arquibancadas com seu aparelho colado ao ouvido, Santa Cruz é reconhecido e saudado pelos mais jovens. “Gosto porque ele narra o gol antes da TV”, explica.
HISTÓRIA: O futebol entrou no rádio nos anos 1920, mas se firmou na década seguinte, 1930, a partir das primeiras transmissões esportivas. O rádio foi fundamental para que o futebol se transformasse em esporte de massa. A primeira transmissão por rádio de um jogo de futebol no Brasil se deu no dia 19 de julho de 1931, pela Rádio Educadora Paulista, por meio da voz do locutor Nicolau Tuma, que narrou o confronto entre as seleções de São Paulo e do Paraná, no Campo da Floresta, na capital paulista.
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