Os especialistas da ONU sobre o clima (IPCC) voltam a apresentar nessa segunda-feira (28), em seu novo relatório, uma imagem catastrófica dos impactos que espreitam a humanidade com uma mudança climática que se acelera apesar dos apelos reiterados a reduzir rapidamente as emissões de gases de efeito estufa.
Após duas semanas de negociações online e a portas fechadas que se estenderam mais de um dia além do planejado, o IPCC revelará às 11h GMT (8h de Brasília) um "resumo para tomadores de decisão" revisado linha por linha, palavra por palavra, pelos 195 Estados-membros, e que é uma espécie de síntese politicamente sensível das milhares de páginas do relatório científico elaborado por 270 cientistas de 67 países.
Mesmo que a publicação corra o risco de ser ofuscada pela invasão da Ucrânia, "o relatório tem que ir além da questão das primeiras páginas dos jornais", disse à AFP Stephen Cornelius, observador das negociações para a ONG WWF. "Vai sustentar as políticas internacionais e nacionais nos próximos 6 ou 7 anos", até o próximo ciclo de avaliação do IPCC, acrescentou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.