Recepcionistas e atendentes da rede municipal de saúde de Juazeiro, participaram, nesta terça-feira (22), da abertura do 1º Treinamento de Humanização no Atendimento. O objetivo é conscientizar e trazer para esses trabalhadores o conhecimento sobre atendimento humanizado.
Durante o evento, foram debatidos assuntos como a Política Nacional de Humanização, Princípios do SUS, Ética Profissional e Acolhimento. O encontro está sendo realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau).
"O treinamento para um atendimento humanizado é uma prioridade da Gestão Suzana Ramos. Portanto, nosso objetivo é conscientizar, não somente os recepcionistas, mas toda a rede de atendimento ao público do SUS, que a humanização é uma obrigação, um dever do servidor atender, acolher, com qualidade e humanamente todo público que busca os serviços de saúde. A humanização é uma política pública que deve ser implantada, não somente nos serviços, mas no coração das pessoas", frisou a gerente de humanização da Sesau, Jussara Rêgo.
Para a auxiliar de recepção da Unidade Básica de Saúde de Carnaíba do Sertão, Eleciene Bernarda dos Santos Lima, que trabalha há 20 anos com atendimentos, o treinamento foi excelente.
"Não tenho nem palavras para explicar o quanto esse momento foi maravilhoso. Essas orientações de hoje, foram passadas para nós de forma muito clara. Outro ponto que achei interessante foi sobre os princípios do SUS, reforçando que é um direito de todos serem atendidos com amor, carinho e receber as pessoas de uma maneira que faça com que o usuário vá até a UBS e saia de lá dizendo que foi bem atendido, não só pela recepção, mas por toda a equipe", disse Eleciene Bernarda.
A palestrante e diretora de Educação Permanente e Humanização de Juazeiro, Anne Grazielle Azevedo, destaca que esse treinamento é um compromisso não só da equipe de humanização, mas de toda a gestão municipal. "O Núcleo de Humanização e Educação Permanente tem esse desafio, que é articular e promover ações educativas em saúde. Hoje foi mais um dia de dever cumprido com as profissionais recepcionistas da rede. Sabemos da responsabilidade dessas servidoras, pois são porta de entrada dos dispositivos de saúde. O treinamento promoveu a partilha de informações e valorização desses profissionais, além de atingir o objetivo de atualizá-las a respeito do atendimento humanizado, que é um compromisso da gestão Suzana Ramos e do nosso secretário de Saúde, Fernando Costa", pontuou Anne Grazielle.
"É gratificante poder compartilhar desse momento, onde adquiri mais conhecimentos para colocar em prática a forma de como lidar com a recepção na UBS. Espero que esse treinamento continue nos próximos anos para que possamos estar cada vez mais renovando esse conhecimento", destacou Ângela Maria de Araújo, que trabalha há um ano na UBS de Carnaíba do Sertão.
Programação-O treinamento para recepcionistas e atendentes segue nos dias 23 e 24/02, a partir das 14h, na Unibras (antiga FASJ).
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