O ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho, entrevistado desta segunda-feira (21) do programa A Voz do Brasil falou sobre os recursos para o "combate a seca que afeta o Nordeste brasileiro".
Rogério Marinho falou do trabalho que vem sendo realizado em outra frente: a do combate a seca que afeta, historicamente, o nordeste brasileiro. Nesse sentido, o ministro destaca a conclusão de importantes obras da Transposição do São Francisco. Segundo ele, são mais de 3 mil quilômetros de canais e adutoras. O investimento é de R$ 3,5 bilhões no Projeto de Integração do São Francisco. Com os sistemas acessórios, esse valor pula para R$ 5 bilhões.
No início deste mês o Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, em Salgueiro (PE), da cerimônia de inauguração do núcleo de controle operacional da transposição do Rio São Francisco e visitou a Estação de Bombeamento 3, onde realizou o acionamento das bombas no Núcleo de Controle Operacional. As estruturas integram o Eixo Norte do projeto do Rio São Francisco que leva água ao semiárido nordestino.
“Ninguém faz nada sozinho, sempre necessitamos de alguém ao nosso lado para atingir [um] objetivo, quer seja num concurso, quer seja na realização de uma obra. Conto, de forma direita, ao meu lado, com 23 ministros para atingir esse objetivo. Junto com eles, [conto com] secretários, servidores públicos federais, estaduais e municipais. Minha gratidão a todos eles que participaram e participam dessa obra fantástica que estamos vendo aqui do lado. Só tem noção do que foi feito aqui quem realmente enxerga uma obra dessa”, disse o Presidente Jair Bolsonaro.
O núcleo de controle operacional é responsável por concentrar, processar e controlar as redes de Tecnologias de Informação, as estações de bombeamento, subestações, estruturas de controle e tomadas de água dos eixos Norte e Leste do projeto do Rio São Francisco.
A estação de bombeamento é um empreendimento formado por um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de adução de água. A partir da Estação de Bombeamento 3, a água segue o trajeto por canais e reservatórios até o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.