O Retinoblastoma é um tumor ocular maligno desenvolvido a partir de células embrionárias da retina. Ele acomete a visão de crianças e pode se manifestar no momento do nascimento ou até os cinco anos de idade. Em geral, está associado a fatores genéticos.
O principal exame para detecção precoce desse tipo de câncer infantil é o Teste do Olhinho, exame oferecido em alguns serviços da rede SUS, como é o caso do Hospital Dom Malan, em Petrolina-PE.
O diagnóstico precoce do Retinoblastoma é pré-requisito básico para o sucesso do tratamento. Ele pode ser realizado pelo neonatologista/pediatra ainda na maternidade, ou nos exames de rotina pelo oftalmologista nos primeiros anos de vida da criança.
"O Teste do Olhinho, que detecta doenças oculares, deve ser feito até 72h de vida do bebê. E no primeiro ano, deve ser repetido pelo pediatra em torno de 3 vezes. Se detectada alguma anormalidade, a criança deve ser encaminhada ao oftalmologista para investigação", esclarece a pediatra do HDM, Alzenir Rocha.
"O ideal é que bebês de 6 a 12 meses passem por um exame oftalmológico completo. A avaliação deve ser repetida entre os 3 e os 5 anos de vida. Esses exames são fundamentais para a detecção precoce de problemas", afirma.
Na maioria dos casos, o Retinoblastoma é uma doença curável. A quimioterapia, a radioterapia, e o tratamento oftalmológico a laser têm mostrado bons resultados. Em alguns casos, infelizmente, é preciso recorrer à enucleação, ou seja, à retirada cirúrgica do globo ocular.
"A conduta e o tratamento dependem muito da localização e do tamanho do tumor primário, da lateralidade e presença de metástase. Podem ser indicadas a quimioterapia intravenosa, intra-arterial, periocular e intraocular, terapia focal e métodos cirúrgicos. É importante ressaltar que a prática de exercícios oculares não tem comprovação científica. Os pais e responsáveis devem confiar apenas nas indicações dos médicos, especialmente oftalmologistas", acrescenta a médica.
Sinais de alerta: olhos vermelhos, reflexos brancos na pupila e sinais de estrabismo.
No Dom Malan, o Teste do Olhinho é ofertado a todos os bebês nascidos no hospital. Os pais ou responsáveis devem se informar com a equipe de saúde. O Teste do Olhinho faz parte do exame físico feito pelo pediatra. Ele consiste em incidir a luz diretamente sobre o olho do recém-nascido. A resposta normal esperada para esse tipo de estímulo luminoso, na ausência de barreira que impeça a passagem normal da luz através do olho até a retina, é um reflexo vermelho.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.