A campanha de vacinação antirrábica, iniciada em novembro de 2021, foi finalizada nesta segunda-feira (31). Ao todo, mais de 13 mil doses da vacina foram aplicadas em animais da zona rural, onde foram visitadas 65 comunidades. Também foram feitos atendimentos na zona urbana.
A vacina antirrábica é para prevenção da raiva, doença infecciosa viral que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva aguda com letalidade de aproximadamente 100%.
A vacinação é a forma de proteção eficaz para evitar o contágio. A doença é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus.
De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Kahel Neves, a imunização dos animais é a maneira de prevenir os bichos e também a população. "A campanha de vacinação acontece anualmente, agora estamos fechando o ciclo de 2021 aplicando vacinas em cães e gatos da zona urbana e rural, em especial os animais em situação de rua. A nossa ação visa aumentar a proteção dessa doença letal, bem como resguardar os seres humanos de uma possível transmissão, que pode acontecer através do contato com a saliva de um bicho doente", explicou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.