Retinoblastoma, câncer que afeta crianças de até 3 anos, tem cura. Especialista alerta sobre cuidados

01 de Feb / 2022 às 09h30 | Informativos

Ainda repercute muito, sobretudo entre os pais, as declarações do casal Thiago Leifert e Daiana Garbin, que revelaram em suas redes sociais, “com o intuito de alertar os pais”, o diagnóstico de retinoblastoma, um raro tipo de câncer, na filha de apenas 2 anos, Lua.

A repercussão da revelação foi imediata, causando muita preocupação entra pais, que passaram a procurar informações sobre a doença.

A Dra. Thais Matos Guimarães, oftalmologista com consultório em Juazeiro, na Bahia, diante da preocupação e atendendo a inúmeros questionamentos sobre o assunto, disponibilizou suas redes sociais para falar sobre o tema e orientar os pais sobre a importância do tratamento da doença na fase inicial.

O RETINOBLASTOMA - É um tumor ocular raro que acomete as células da retina de crianças, meninos e meninas, com maior incidência até os três anos de idade, podendo atingir um ou os dois olhos, por hereditarísmo, ou não.

SINTOMAS - Os sinais clínicos, em cerca de 60% dos casos, se manifesta através da Leucocoria, um reflexo branco na pupila, revelado numa ida ao especialista. Reflexos brancos nos olhos das crianças, em fotos, é um fator de alerta para os pais, mas não significa que a criança tenha a doença, que só é confirmada através de exames específicos. O estrabismo, casos de conjuntivite, olho inchado, grande, “esbugalhado”, também recomendam atenção.

O QUE FAZER DIANTE DOS SINTOMAS – Percebendo algo de anormal é fundamental procurar imediatamente um oftalmologista, já que o diagnóstico tardio pode acarretar outras complicações, que incluem retirada de um olhinho ou cegueira, além dos riscos de avanço da doença para outras partes do corpo.

COMO TRATAR – Após avaliação de um profissional e confirmação da doença o tratamento é iniciado e na grande maioria dos casos, quando descobertos na fase inicial da doença, tratamentos modernos, já disponíveis, avançam para cura.

No Instagram @dra.thaismatos_ outras dúvidas podem ser esclarecidas.

Ascom Dra. Thais Matos

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.