O trabalho de retirada dos animais de grande porte das ruas de Petrolina tem sido uma ação diária e incansável para a fiscalização do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A presença e circulação dos mesmos por vias públicas podem ocasionar sérios transtornos na circulação de veículos e até mesmo de pedestres. Por dia, mais de 20 animais de grande porte, sadios e com um tutores são retirados das vias urbanas de Petrolina.
Para evitar maiores transtornos, o CCZ tem recolhido, todos os dias, dezena de bichos das ruas, e nessa quinta-feira (27) não foi diferente, mais de 20 animais foram recolhidos pela equipe de fiscalização. Em cumprimento ao código municipal de Vigilância Sanitária, artigo 293, inciso XVI, é proibido à criação de animais de produção em perímetro urbano.
Para seguir essa determinação, as equipes do Centro realizaram uma ação que resultou na captura de 20 animais que estavam sendo criados de forma irregular. Assim como nas outras atividades que são desenvolvidas, a partir da retirada destes bichos das vias públicas, eles foram levados até o curral, localizado na sede do CCZ, onde ficaram retidos no ambiente até a chegada dos responsáveis, em muitos casos eles chegam quase que imediato à apreensão.
As notificações e multas são aplicadas, mas as algumas pessoas seguem sem conscientização. “Estamos endurecendo as nossas ações e vamos intensificar ainda mais. É inadmissível que estes animais circulem no perímetro urbano, tendo em vista que possuem um responsável. Os proprietários, mesmo sofrendo as infrações, insistem em manter a prática. Enquanto órgão fiscalizador, vamos apreender e aplicar, a partir de agora, o valor máximo das multas por animais que retiramos das ruas para ver se os responsáveis começam a se conscientizar”, expôs o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.