Em Petrolina, as equipes da Secretaria de Saúde têm apresentado atendimentos de referência em saúde bucal, tanto que registrou casos de sucesso pioneiros apresentados em congressos nacionais.
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) existentes no município atendem seis tipos de especialidades, como periodontia, endodontia e odontopediatria.
Como destaque sobre os atendimentos está a correção de mordida cruzada anterior em dentição primária de uma criança atendida no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO III). Esse foi um trabalho inovador desenvolvido por José Ricardo Amorim e Malvina Souza Pereira, profissionais da Secretaria de Saúde que atuam na unidade do CEO III, além da graduanda em Odontologia, Claudia Thayna Lima Carrilho.
A paciente foi a pequena Lis Marques do Nascimento Barboza, de 2 anos e 4 meses, que compareceu no CEO III acompanhada pelos pais, e estava com a dentição com problemas por ter mordida cruzada anterior. Se a correção não fosse feita iria prejudicar ainda mais a criança, que já apresentava dificuldades na mastigação e oclusão. O caso foi selecionado e apresentado com êxito durante o 52º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria.
De acordo com o ortodontista José Ricardo Amorim, uma mordida cruzada anterior atinge no paciente a estrutura em crescimento como, por exemplo, a articulação temporomandibular (ATM), o estado psicológico, a autoestima, compromete a oclusão (movimento de abrir e fechar a boca), e as funções mastigatória e muscular. "Quanto mais cedo o diagnóstico, e o tratamento, temos maiores chances de redirecionar o crescimento com estabilidade, a terapêutica é mais simples, o tempo de tratamento é menor, somos menos invasivos e a criança recebe com mais tranquilidade nosso atendimento", explicou José Ricardo.
"O diferencial nesse caso se deu pelo diagnóstico e intervenção precoces que permitiram a resolução do caso em apenas 28 dias de tratamento, remodelando a mordida cruzada anterior. Nossa equipe utilizou um material adequado à paciente infantil para evitar intercorrências graves. Termos esse trabalho selecionado e apresentado em um evento nacional de Ortodontia só confirma ainda mais o excelente atendimento prestado pelos nossos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e CEO's", ressaltou Roberta Teixeira, diretora de Saúde Bucal.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.