Nesta terça-feira (18), o volume de água segundo o cronograma de elevação gradual da vazão da barragem de Sobradinho, divulgado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), está em 2.800 m³/s (metros cúbicos de água por segundo), e a Prefeitura de Juazeiro deu continuidade ao serviço de acompanhamento das áreas ribeirinhas que podem ser atingidas com a elevação do nível do rio São Francisco. A equipe de monitoramento percorreu as ilhas Culpe o Vento e Nossa Senhora das Grotas.
Segundo a assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Danielle da Silva Barros Santos, o serviço garante proteção a todos que possam ser afetados com a atual situação do Rio São Francisco. "Estamos fazendo um trabalho de prevenção com as famílias para que elas tenham a oportunidade, neste momento, com a cheia do rio, de estarem podendo sair do local com segurança e, além disso, não haver perda dos seus bens materiais. Então, nós estamos fazendo um cadastro para mapear as famílias que se sentem ameaçadas com o aumento da vazão. Se elas tiverem o anseio em sair do local, a Prefeitura já está com uma equipe montada no Colégio Paulo VI para recebe-los", explicou.
A aposentada Amaralina Batista, de 77 anos, frisa que sabe que pode contar com a Prefeitura. "Acho muito boa essa ação da Prefeitura, pois precisando já sabemos a quem recorrer. Ficaremos em alerta, pois sabemos que podemos recorrer à gestão", disse.
Já o senhor Augusto dos Santos, de 88 anos e pescador aposentado, ressaltou a importância da ação. "Esta visita está nos prevenindo e assegurando, ficamos muito contentes e agradecemos", pontuou.
Acompanhamento
Para o coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ramiro Cordeiro, o acompanhamento garante que os ribeirinhos possam se proteger contra possíveis transtornos causados pela subida do nível do rio. "Foi uma visita muito produtiva, a gente está fazendo esse monitoramento muito importante para poder ver como está a situação das pessoas que residem nas ilhas. É de extrema importância que a gente acompanhe todos os dias a evolução da situação do rio. Nas áreas ribeirinhas, a gente está passando as orientações para que os moradores possam estar seguros e não tenham prejuízos", frisou.
A equipe de monitoramento é formada por membros da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) e guarda-vidas da Prefeitura de Juazeiro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.