A Neoenergia Coelba concluiu, no final do mês de dezembro, a implantação do sistema de Automação Inteligente de Redes (AIR) em Juazeiro. Mais de 76 mil clientes do município foram beneficiados com a tecnologia, que permite o restabelecimento automático da energia em casos de interrupções, reduzindo o tempo necessário para a normalização dos consumidores, segundo a empresa.
Para a implementação da tecnologia, foram instalados 98 religadores em 20 alimentadores no sistema elétrico e nas quatro subestações que atendem a região. "O projeto AIR tem como objetivo tornar a nossa rede cada vez mais inteligente, fazendo uma atuação mais rápida e automática, sem intervenção humana, em caso de interrupção de energia. Como resultado disso, há uma diminuição no tempo de restabelecimento", explicou Daniel Picchi, Gerente de Padronização e Implementação de Smart Grids.
Segundo a Coelba, a tecnologia atua em ocorrências provocadas por fatores externos, como a queda de galhos sobre a rede, que causam a interrupção do fornecimento de energia. O sistema identifica o ponto e, sempre que possível, realiza manobras isolando automaticamente o problema e transferindo as cargas para que o menor número possível de clientes fique sem suprimento de energia. Com o AIR, o número de consumidores afetados pode ser reduzido em até 70% e o restabelecimento de energia pode acontecer em até 60 segundos, concluiu a empresa.
"O sistema de automação vai aumentar, ainda mais, a confiabilidade do fornecimento de energia em Juazeiro, além de garantir que o Centro de Operações Integrados da empresa, localizado no edifício sede, em Salvador, tenha informações com maior agilidade. Com o sistema, as equipes de atendimento conseguirão localizar mais rapidamente as causas dos possíveis defeitos", disse a Coelba. O projeto faz parte das iniciativas da empresa para implantação do conceito de Smart Grids (redes inteligentes), nova tendência mundial na distribuição de energia elétrica.
*com informações da Coelba
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.