Corpo de Bombeiros e Capitania Fluvial da Marinha intensificam fiscalizações e orientações com cheia do Rio São Francisco

17 de Jan / 2022 às 13h30 | Variadas

A enchente do Rio São Francisco atrai a atração das pessoas e faz aumentar do fluxo de embarcações de esporte e lazer, bem como a prática de turismo náutico. Neste período é comum o fluxo de pessoas nadando no Velho Chico.

Este aumento pode refletir, infelizmente, também no número de acidentes em sua maioria, causados pelo não cumprimento das regras de segurança da navegação.

Atenta a esta realidade, a Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros tem intensificado as fiscalizações. A REDEGN flagrou a fiscalização com o Corpo de Bombeiros atento ao grande movimento de pessoas que frequentaram a orla e ilhas neste final de semana.

Em contato com a REDEGN a Capitania Fluvial de Juazeiro, informou que em  virtude das fortes chuvas ocorridas nas últimas semanas, que levou as concessionárias
das hidrelétricas no curso do Rio São Francisco a elevarem gradativamente as vazões dascomportas, a Marinha do Brasil afirma que, no que tange aos aspectos da segurança da navegação, está realizando gestão, em conjunto com os órgãos locais, de modo a alertar os navegantes e as comunidades ribeirinhas acerca da elevação no nível do rio e de um possível alagamento das margens e ilhas fluviais. Adicionalmente, relembra-se aos condutores de embarcações que:
• mantenham distância segura dos banhistas e caiaques;
• devidoo às cheias, redobrem a atenção aos locais de pedra, quando navegando;
• manutenção do material de salvatagem, como coletes salva vidas e boias homologados pela Marinha do Brasil, em local de fácil acesso;
• se forem conduzir embarcação não bebam;
• nada de lixo nos rios e, se possível, ajudem a recolher;
• não naveguem em caso de mau tempo, não coloquem suas vidas em risco; e
• embarcações sem luzes de navegação e moto aquáticas não podem navegar após o pôr
do sol.
“Seja um verdadeiro comandante, navegue seguro e seja legal no rio.”
Contatos: Capitania Fluvial de Juazeiro
Tel. (74) 3211-8800 e (74) 99976-5063
Emergências Marítimas e Fluviais: 185

Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.