As comemorações do Dia Municipal dos Povos de Terreiro, nesta quarta-feira (8), foram marcadas por um lindo cortejo com os povos de terreiro em Juazeiro.
Entoando cânticos tradicionais e carregando flores amarelas, os devotos das religiões de matriz africana deixaram um rastro de perfume de alfazema pelas ruas por onde passaram, do bairro Quidé até o rio São Francisco. A ação coordenada pelo Terreiro Ylê Asé Omynkayodé contou com o apoio da Prefeitura Municipal.
Realizado há mais de 10 anos, o cortejo Aguadê D'Oxum faz parte do calendário religioso da entidade religiosa e busca a manutenção das tradições e ancestralidades do povo de terreiro de matriz africana. "Nós estamos aqui para apoio e contribuir com o fortalecimento das tradições e das comunidades, contribuindo com a proteção dos locais de culto, os ritos e os espaços sagrados dessa população", frisou a diretora de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Eva Suene, que acompanhou todo o percurso.
À frente do Cortejo, que também contou com a participação do Afoxé Filhos de Zaze, foi o babalorixá Erivaldo da Silva Rosa. No final do percurso, uma embarcação transportou as flores amarelas, levadas ao rio e entregues em oferenda para Oxum, orixá das águas doces, dos rios e cachoeiras.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.