Com a chegada do verão e do período chuvoso, principal época de reprodução dos escorpiões, o número de acidentes com animais peçonhentos tende a aumentar. Pensando nisso, a Prefeitura de Petrolina alerta a população sobre os cuidados de prevenção de novos casos.
Em 2021 foram registrados 419 casos de acidentes com animais peçonhentos, dentre eles 161 foram com escorpiões. Em Petrolina, o combate a esse animal é feito pela gestão municipal através da captura das espécies e de orientações repassadas à população pelos agentes de saúde e de endemias. Mas, ações feitas pelos moradores são de suma importância para evitar o aparecimento desses bichos, como a limpeza de terrenos e quintais, por exemplo.
"É muito importante que cada morador mantenha o seu quintal sem acúmulo de lixo. Os entulhos são favoráveis para o surgimento não só de escorpiões, como de outros tipos de animais peçonhentos. O lixo doméstico deve ser colocado em sacos plásticos devidamente fechados e evitar ao máximo acúmulo de telhas, blocos e madeira", destaca a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
Em caso de acidente, a orientação é que a pessoa procure a Unidade Básica de Saúde mais próximo da sua residência para que a equipe avalie a necessidade de transferência para o hospital e aplicação do soro. Caso ocorra em um final de semana, é necessário procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.