RedeGN - Imprimir Matéria

Prévias do PSDB: partido anuncia retomada da votação para este sábado

26 de Nov / 2021 às 21h00 | Política

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, informou nesta sexta-feira (26) que o partido retomará neste sábado (27) as prévias para as eleições presidenciais de 2022.

A votação vai definir o candidato de legenda ao Palácio do Planalto e começou no último domingo (21), mas a conclusão foi adiada em razão de instabilidade no aplicativo de votação dos filiados.

A previsão é que a votação comece às 8h e termine às 17h. A expectativa é que o vencedor seja anunciado até as 20h.

"Nosso corpo técnico chegou a um entendimento de que — dentro das características, das possibilidades do tempo, do rigor técnico dos testes e de não haver ainda nenhuma tecnologia absolutamente robusta para algo que o PSDB exige — escolhemos uma empresa que vai retomar o processo de prévias do PSDB amanhã no mesmo horário da tradição eleitoral brasileira, de 8h às 17h”, afirmou.

Aplicativos

O primeiro aplicativo utilizado pelo partido foi desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na terça (23), o PSDB iniciou os testes de um outro aplicativo, desenvolvido pela empresa RelataSoft e, na quarta (24), informou que os resultados "não foram totalmente satisfatórios" e que faria testes com uma nova empresa.

A empresa escolhida para dar continuidade ao processo de votação neste sábado foi a BeeVoter. Segundo Bruno Araújo, a decisão foi tomada após o aplicativo resistir a uma alta carga horária de testes.

"A Beevoter foi submetida a um conjunto de carga horária de dezenas de dezenas de horas ao todo, somada os testes feitos pelo próprio partido, pela campanha de Eduardo Leite, João Doria e Arthur Virgílio", disse.

As prévias

Disputam as prévias do PSDB (por ordem alfabética):

Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus (AM);
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul;
João Doria, governador de São Paulo.

Esta é a primeira vez que o partido recorre à realização de prévias para escolher o candidato ao Palácio do Planalto.

Ao g1, os coordenadores das prévias Marcus Pestana e José Anibal, além do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, reconheceram que há divergências dentro da legenda e que as prévias são único caminho para a unidade ao partido.

No domingo, quando começou a votação, Bruno Araújo chegou a dizer que as prévias geram "racha", mas que o vencedor terá de "lamber as feridas internas" e unificar o PSDB.

G1 / foto: arquivo

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.