O Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aprovou, na tarde desta sexta-feira (26), a adoção do bônus regional, de 10%, para os cursos da institução. Foram 33 votos favoráveis a adoação da medida que vai possibilitar que mais pessoas da região tenham acesso aos cursos da instituição, já que o bônus regional vai adicionar uma pontuação extra na nota do Enem de estudantes locais, já a partir de 2022.
Também foram registrados 11 votos contrários e 8 abstenções. A medida, que inicialmente seria analisada somente para o curso de Medicina, foi estendida para todos os cursos da Univasf. Isso também ficou definido após uma nova votação, onde 31 votaram a favor, 13 defenderam que só deveria ser validada para o curso de Medicina, e 8 se abstiveram.
Na votação para definir a porcentagem do bônus, 22 defenderam que o bônus deveria ser de 10%, 18 foram contrários e 14 se abstiveram.
Bonificação
Uma comissão criada pelo Conselho Universitário (Conuni), formada por universitários, professores e a comunidade externa, elaborou um relatório, com dados sobre o perfil dos estudantes egressos da Univasf, ao longo dos 17 anos de implantação da Universidade.
O relatório aponta que, em Petrolina, 55% dos estudantes do curso de medicina são do Vale do São Francisco. No curso de medicina no campus de Paulo Afonso, na Bahia, 33 % dos alunos são da região. Diferente de medicina, os estudantes do Vale do São Francisco são maioria nos outros cursos oferecidos na Univasf, 90%.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.