Centrais sindicais e diversos movimentos sociais se unem para convocar os brasileiros para protestarem contra o governo Bolsonaro. Neste sábado (20), Dia da Consciência Negra, já estão confirmados dezenas de atos em todo as regiões do país — nas 27 capitais e nas principais cidades.
Na capital baiana, o protesto está previsto para às 13h, com a concentração de Campo Grande. A manifestação será incorporada à 42ª Marcha da Consciência Negra Zumbi e Dandara dos Palmares, e irá reunir diversos movimentos sociais, sindicatos, partidos e lideranças sociais e políticas.
Em nota assinada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil, Força Sindical e outras centrais, é destacada a importância de realizar o protesto nesta data.
"A periferia dos grandes centros urbanos marcada pela moradia precária, pela ausência de infraestrutura social e pela carência de políticas públicas é majoritariamente negra. É por isso que o descaso no combate à pandemia, o aumento da fome, do desemprego, a alta geral dos preços e o consequente caos econômico e social pelo qual passa o país impacta, primeiramente e com mais intensidade, à população negra e pobre", diz o texto.
As manifestações, ressaltam, reivindicam uma "reparação histórica" que só se faz possível com o fim do governo Bolsonaro, que promove uma política racista.
"Dar fim ao governo criminoso e racista de Jair Bolsonaro é um requisito essencial para que o país possa reencontrar o rumo do desenvolvimento com igualdade e justiça social", diz a nota.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.