A Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Educação, recebeu na última terça-feira (17), os equipamentos para instalação da Praça da Ciência, espaço educativo que ficará localizado no Centro Educacional de Sobradinho (CES), mas que atenderá aos estudantes de todas as escolas públicas e privadas do município e Território Sertão do São Francisco.
A Praça da Ciência conta com equipamentos pedagógicos e recreativos, como, alavanca ou levante-me se puder, concha acústica ou telefone sem fio, poço infinito ou buraco sem fundo, balanço científico ou pêndulo humano, bicicleta científica ou gerador humano de energia, harpa científica ou tubos musicais, totem e gangorra.
A montagem dos equipamentos foi acompanhada pelos secretários de educação e de Infraestrutura do município, Ducilene Kestering e Luciano Berti, bem como pelos servidores da Secretaria de Ciências Tecnologia e Inovação (SECTI).
Segundo a Secretaria de Educação (SME), Dulcilene Kestering, o projeto Praça da Ciência é executado mediante acordo de cooperação técnica com a SECTI, órgão responsável pelo fornecimento dos equipamentos e por ministrar as capacitações para os técnicos da SME. O objetivo do equipamento público é promover e incentivar o conhecimento científico de uma forma lúdica e interativa e que colabore no desenvolvimento da curiosidade de crianças e adolescentes quanto a ciência.
"Sempre trabalhamos com amorosidade para garantir avanços na educação de Sobradinho, bem como para conquistarmos mais projetos que tragam benefícios e vitórias que, pactuadas, colaborem para uma educação de qualidade social. Foi assim, sob orientação e com a confiança do Prefeito Cleivynho Sampaio, que celebramos mais esta vitória em direção à consolidação da garantia que vise incentivar estudantes à vivenciarem a Física em laboratório concreto para desenvolvimento de habilidades e competências na área, de maneira lúdica, pedagógica e prática", disse a secretária que ainda ressaltou.
"A Praça da Ciência está localizada no CES, todavia pertence a todas as crianças e adolescentes matriculados nas instituições educacionais do município e Território de Identidade. O acesso vai acontecer a partir de agendamento pelo Departamento Pedagógico, com acompanhamento de professores capacitados pela Romatex e equipe pedagógica SME. Contamos com a colaboração dos usuários, via agendamento, para o zelo desse bem público, pois somos pioneiros e gratos por essa conquista", declarou Ducilene Kestering.
Além da montagem dos equipamentos, trabalhadores e técnicos da Secretaria de Educação também foram capacitados para a realização da manutenção e da utilização dos equipamentos, durante treinamento ministrado na quarta-feira (18).
Ainda de acordo com a SME, a inauguração oficial do espaço está prevista para a primeira semana de dezembro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.